26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Meio Ambiente >> Prefeitura realiza plantio de árvores no bairro flor do vale
Prefeitura realiza plantio de árvores no bairro flor do vale

A Prefeitura da Estância Turística de Tremembé representada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio de 40 árvores de espécies nativas no dia 22 de março de 2013, no canteiro central da Avenida dos Ipês, no Bairro Flor do Vale, em comemoração ao Dia da Água.

Esse plantio ocorreu também em função de uma compensação ambiental elaborada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com mudas provenientes de doação de munícipes que por alguma necessidade precisaram realizar o corte de árvores em sua residência.

As mudas possuem 1,5 metros de altura e foram rigorosamente escolhidas de modo a não trazer problemas futuros, indicadas para arborização urbana. Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos.

As árvores atenuam o calor do sol, absorvem ruídos, renovam o oxigênio do ar, filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores, contribuem para reduzir o efeito das enchentes, além de atrair pássaros.

As árvores melhoram o conforto térmico também por promoverem a elevação da umidade do ar graças à transpiração de suas folhas.

Em relação à questão das enchentes, as árvores diminuem e retardam o escoamento superficial das águas em direção às baixadas, além de permitirem a infiltração da água no solo abastecendo os lençóis freáticos.

Para a SAMA, uma das dificuldades enfrentadas pela arborização urbana é o vandalismo feito por uma pequena parte da população que depredam as mudas e retiram ou destroem o protetor que é colocado junto às mesmas.