26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Ação Social >> Prefeitura municipal realizará mutirão visual gratuito em adultos e crianças
Prefeitura municipal realizará mutirão visual gratuito em adultos e crianças

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé irá realizar a partir do mês de agosto um mutirão visual que atenderá todas regiões da cidade. Adultos ou crianças, independente de possuírem planos de saúde ou não. Este projeto é conveniado com o Governo do Estado, e será realizado em Parceria com a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Saúde do município.

Serão realizados 100 atendimentos por mutirão, dando início nos dias abaixo:

04/08 e 18/08 – Jardim Maracaibo, Alberto Ronconi e Flor do Campo

25/08 e 01/09 – Jardim Santana, Jardim dos eucaliptos, Benvirá

22/09 – Bairro dos Guedes

29/09 – Centro

Os interessados deverão procurar os PSFs do seu bairro e realizar um pré cadastro para serem atendidos no dia estipulado para cada bairro.

Qual o objetivo do Mutirão?

Tem como objetivo fazer a triagem dos pacientes de acordo com a complexidade do seu caso. Os pacientes que tiverem acuidade visual satisfatória terá seu problema visual solucionado no momento do evento, através da prescrição de lentes corretivas (se necessário). Os casos mais complexos ( exemplos: catarata, glaucoma, doenças da retina) serão identificados e encaminhados para avaliação especializada.

Qual a importância do Mutirão da Saúde Visual?

A importância deste projeto consiste em prover uma melhor qualidade de vida para os pacientes presentes no evento, tanto a nível pessoal como social, visto que a visão constitui um importante meio de comunicação e entrosamento com o mundo. Os problemas visuais acarretam ônus ao desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas.

Quais os benefícios da aderência desse Projeto?

A conservação da boa visão exige cuidados especiais. As principais ametropias que podem afetar a visão são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Esses diagnósticos podem ser corrigidos de maneira simples na maioria das vezes, apenas com a consulta do oftalmologista.