26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Cultura >> Professores de Tremembé participam de treinamento do programa Fast
Professores de Tremembé participam de treinamento do programa Fast

O Programa FAST (do inglês Família e Escola Juntas) será implantado no município de Tremembé como projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Educação, com apoio do MEC e assessoria técnica do Instituto Tavistock de Londres e da fundadora do programa, Dr. Lynn McDonald.

Como parte das ações do Projeto Piloto, que terá a duração total de 26 meses, os professores Tumaki Aruanã Cassiano e Fernanda Moraes foram fazer a formação inicial como Treinadores do Programa FAST na cidade de Madison, USA, acompanhando a Secretária de Educação, Cristiana Berthoud que foi, a convite do evento, apresentar o Projeto Piloto brasileiro e também participar do treinamento como re-certificada do programa.

Desde março, professores da Rede Municipal foram convidados a se voluntariarem para atuação no Programa e os professores escolhidos para este treinamento inicial, por seu nível de inglês fluente e experiência com atuação com famílias nas escolas, irão agora colaborar com o treinamento dos demais interessados que ocorrerá no Brasil a partir do final de agosto.

O evento, “FAST Training Conference & 25th Anniversary Celebration”, aconteceu entre os dias 24 a 28 de junho e contou com a participação de representantes dos quatorze países onde o Programa já acontece. Além da oportunidade de conhecerem as experiências compartilhadas pelas equipes que implantaram e hoje coordenam o programa em seus países, a equipe de Tremembé participou de grupos de discussão e assessoria além de treinamento intensivo durante cinco dias. Os professores Fernanda e Tumaki, os mais jovens treinandos do evento, foram elogiados pela equipe coordenadora do evento por suas atuações nas dinâmicas e sessões realizadas.

Entre os dias 24 e 26 de julho próximo, durante o 3º EREP (Encontro da Rede de Educação), a equipe irá ministrar uma palestra e quatro oficinas para compartilhar o que aprenderam com os colegas. A comunidade também está convidada a participar e todos que tiverem interesse em aprender uma nova metodologia de integração entre famílias e escolas serão muito bem-vindos. (as atividades acontecerão no CREIX, Câmara Municipal e Escola Maria Dulce)

Os objetivos do programa FAST são: trabalhar com as famílias para aumentar o respeito das crianças por seus pais como a autoridade na família; fortalecer os vínculo entre pais e filhos e a proximidade entre os membros da família; reduzir conflitos na família, construir redes de amizade entre os pais promovendo a interação das famílias com filhos da mesma faixa etária e da mesma escola, aumentar o envolvimento parental na escola e a liderança dos pais nas comunidades além de criar espaços para que os pais conversem entre si sobre a vida familiar e criação de filhos por meio de mecanismos auto sustentáveis de apoio mútuo.

“Pesquisas realizadas ao longo de mais de duas décadas comprovam que com o Programa FAST, que é recomendado pela ONU, diminuem os conflitos na família e na escola e as crianças aprendem mais e melhor. É um programa excepcional, que traz de volta os valores básicos da Família e da Escola, as duas instituições responsáveis pelo desenvolvimento saudável de nossas crianças e jovens. Estamos muito confiantes de que FAST vai ajudar, e muito, nossas Comunidades Escolares”, diz a Secretária de Educação, Cristiana Mercadante Esper Berthoud.