26, março de 2017
Últimas Notícias
Capa >> Departamentos >> Comunicação >> Vaqueli participa de inauguração na PII e declara “sou eterno crítico dos presídios em tremembé, o município só cede e não recebe nenhuma contrapartida do governo…”
Vaqueli participa de inauguração na PII e declara “sou eterno crítico dos presídios em tremembé, o município só cede e não recebe nenhuma contrapartida do governo…”

Vaqueli participa de inauguração na PII e declara “sou eterno crítico dos presídios em tremembé, o município só cede e não recebe nenhuma contrapartida do governo…”

A FUNAP inaugurou um novo empreendimento nesta sexta-feira, 12/07, na área externa da Penitenciária II de Tremembé. Trata-se de um espaço onde seus clientes e possíveis novos compradores poderão conhecer in loco o funcionamento de um Centro de Qualificação Profissional e Produção. Este ‘showroom’, instalado na região do Vale do Paraíba, foi projetado para apresentar aos seus visitantes uma linha de produção do Mobiliário Administrativo.

Hoje, a FUNAP conta com 25 Oficinas espalhadas em diversos estabelecimentos prisionais em todo o Estado de São Paulo. O showroom representa mais uma unidade de produção, já que além de agregar em um único local tudo o que é produzido nas demais unidades, apresenta todos os produtos confeccionados pelos cerca de 1.500 presos/mês que são diretamente beneficiados pelo Programa de Trabalho e Geração de Renda. Cada preso, além da geração de renda (3/4 do salário mínimo) é beneficiado pela remição da pena (a cada 3 dias de trabalho, 1 dia de pena é remido).

O prefeito Marcelo Vaqueli esteve presente na inauguração e declarou ” Sou um eterno crítico dos presídios em Tremembé, o município só sede e não recebe nenhuma contrapartida do Governo, isso tem que mudar, temos mais detentos que alunos da rede pública de ensino, temos bairros sem esgoto e sem asfalto em pleno século XXI!” – Vaqueli aproveitou a oportunidade para pedir ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes alguns benefícios para a cidade “Vou ser o advogado do prefeito Vaqueli para com o Governador, vou ajudá-lo a conseguir essas benfeitorias” – finalizou o secretário .

Os produtos expostos no showroom são os mobiliários administrativo e escolar, a linha de confecção com os uniformes, as cadeiras e longarinas, as espumas dos colchões antichamas, além do artesanato da grife “DASPRE”. Neste único local, é possível acompanhar uma linha de montagem, observar os presos do regime semiaberto trabalhando e, mais importante, conhecer a qualidade dos produtos que são confeccionados dentro do Sistema Prisional Paulista, facilitando aos interessados em avaliar e fazer parte deste projeto de ressocialização da pessoa presa.