25, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Prefeitura municipal e Sesi firmam parceria para escola de futebol gratuita para crianças e adolescentes da cidade

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé, em parceria com Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, recebe as inscrições de alunos para o Programa SESI-SP Atleta do Futuro.

O convênio foi assinado pelo prefeito Marcelo Vaqueli, no começo de agosto e o período firmado para o programa é de 01 de setembro de 2013 a 31 de dezembro de 2014. De início somente aulas de futebol de campo será disponibilizado para os jovens da cidade, num total de 200 vagas limitadas. As inscrições devem der feitas nos dias 26 e 27 de agosto, no Clube Atlético Tremembé (atrás da Escola Manuel Cabral) das 9h00 as 12h00 e das 14h00 as 17h00. Os documentos necessários para inscrição são: RG do responsável e do aluno, comprovante de endereço com CEP e uma foto 3 x 4 do aluno. O prefeito Marcelo Vaqueli destacou a transformação que está ocorrendo no esporte da cidade, incentivando a diversificação esportiva e o investimento em parcerias como abertura de escolas de futebol.

A secretária de esportes Marcela Tupinambá agradeceu o prefeito pelo apoio ao projeto e ao Sesi pela parceria que vai beneficiar centenas de crianças. A direção do Sesi tranquiliza os pais, garantindo que a metodologia do Sesi garante “orientação, disciplina e controle de todas as modalidades realizadas no Sesi e nos locais que a Prefeitura definir para as aulas”.

O que é – O Programa SESI-SP Atleta do Futuro é uma iniciativa do SESI feita em parcerias com prefeituras e empresas. Em Tremembé, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turísmo e Esportes, vai ceder técnicos esportivos para o ensino da modalidade e as instalações esportivas para desenvolvimento da mesma.

Além disso, cabe ao Sesi fazer a capacitação anual dos professores que desenvolvem a atividades do programa. “Eles vão trabalhar de acordo com a metodologia”, informa, referindo-se ao método de ensino desenvolvido pelo Sesi após estudos e pesquisas. “A Prefeitura cede recursos humanos que vão desenvolver as atividades e o SESI os capacita dentro da metodologia do programa”, diz a diretora do SESI Taubaté, Roberta Borrego. “O objetivo não é formar atletas de alto rendimento, é fazer a massificação da prática esportiva. É o início”, comenta Roberta. Caso professores do programa detectem algum atleta com habilidades acima da média, este pode ser encaminhado para teste nas equipes de rendimento do próprio SESI.

O programa é destinado a crianças de 6 a 17 anos de idade, divididos em categorias – até os 10 anos participam de atividades multiesportiva e pré-desportivas, focando as habilidades motoras, jogos e brincadeiras. A partir dos 11 anos tem início a fase de Esportes, com a priorização de modalidades e conhecimentos de regras, esquemas técnicos e táticos do jogo.