26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Professores e alunos irão participar do programa “descubra a orquestra na sala São Paulo”

A Secretaria de Educação conseguiu vagas para a formação de 11 professores e a participação de 1320 alunos das 11 escolas do Ensino Fundamental da nossa cidade no Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo.

Segundo a Secretária de Educação, Cristiana Mercadante Esper Berthoud, “Será uma experiência maravilhosa para a nossa Rede Municipal; os professores recebem uma capacitação para desenvolver atividades musicais e todos os 1320 alunos irão assistir a um espetáculo especial da excepcional orquestra. Ampliar o repertório cultural dos alunos e criar novas experiências educacionais é uma parte importante de nosso planejamento de trabalho e estou muito feliz por termos conseguido mais esta oportunidade para nossas crianças e jovens”.

Este Programa oferece diversas ações educativo-musicais, com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores inscritos no programa, ele é composto pelas temáticas: Formação de Professores e Formação de Público.

Na Formação de Professores são oferecidos cursos para professores com ou sem conhecimento musical com o objetivo de fornecer subsídios teórico-práticos para que o professor desenvolva atividades musicais em sua escola e prepare seus alunos para assistirem ao evento didático do Descubra a Orquestra.

No último dia 03/08 os Professoresda Rede Municipal: Neander M. Rios, Solange C. do Couto, Nildemir Syllos, Michele Moreira, Camila S. Lescura, Ana Simone M. de Andrade, Roselene T. Capelete, Tumaki Aruanã da S. Cassiano, Raquel S. dos Santos, Victor Fernando Narezi e Mirian R. Caciji foram para São Paulo realizar o Módulo I da formação de professores do Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo (OSESP).

Eles relataram que o local é extremamente belo, a organização impressionante e que o professor que ministrou o módulo, Antonio Carlos Neves Pinto, maestro da Orquestra Jovem de São Paulo, mostrou-se muito competente. Os professores relataram também que o primeiro módulo teve caráter mais teórico e tratou de conhecimentos básicos sobre música, já os próximos módulos terão também atividades práticas.

Na Formação de Público 120 alunos de cada professor participante da Formação de Professores terão a possibilidade de vir à Sala São Paulo assistir a um Concerto Didático ou um Ensaio geral, onde poderão conhecer os instrumentos da orquestra, ouvir um repertório adequado para sua faixa etária, conhecer um pouco do dia-a-dia dos músicos e de como funciona uma orquestra. Os alunos também receberão um caderno de programa que, além de informações sobre as apresentações, mostra a distribuição da orquestra no palco, traz brincadeiras sobre temas relacionados aos eventos e possibilita maior assimilação dos conceitos trabalhados.

A primeira turma de alunos que irá participar do Evento didático será a dos alunos da EMEF Nicolau Couto Ruiz, localizada no bairro Retiro Feliz, será no próximo dia 23/08 e irão acompanhados da Diretora Maria Alice Bastos, do professor Victor Fernando Narezi que participou da Formação de professores,de outros professores e funcionários da escola.