26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Coordenadores do programa Fast – Tremembé desenvolveram workshop em Ubatuba
Coordenadores do programa Fast – Tremembé desenvolveram workshop em Ubatuba

Nesta última quinta feira, 19 de setembro, os coordenadores Fernanda Zanitti e Tumaki Aruanã do programa FAST – Famílias e Escolas Juntas, de Tremembé, estiveram na cidade de Ubatuba e desenvolveram um workshop de apresentação do programa, com dinâmicas e momentos lúdicos para professores e comunidade presente na escola municipal Governador Mário Covas. O workshop foi desenvolvido inicialmente com professores da nossa Rede Municipal durante o III EREP e apresenta as intenções do programa piloto que será desenvolvido em nossa cidade e com as cidades parceiras no projeto de Ubatuba, Jacareí e Aparecida.O projeto inicial consiste em um programa familiar em grupo, com duração de oito semanas, onde os pais podem ajudar seus filhos a sentirem-se confortáveis na escola, participando de atividades como artesanatos, jogos, refeições e cantos no ambiente escolar. As sessões visam reduzir conflitos, construir redes de amizade entre os pais, promover a interação entre as famílias com crianças da mesma idade e da mesma escola, aumentar o envolvimento da família na escola e a liderança dos pais nas comunidades, além de criar espaços para que os pais conversem entre si sobre a vida familiar por meio de mecanismos de apoio mútuo.A Equipe FAST Tremembé em parceria com a Secretaria de Educação de Ubatuba unem forças para criar um ambiente saudável para o crescimento e desenvolvimento de suas crianças, seguindo a referência do provérbio africano, sempre citado no programa: “É preciso toda uma vila para criar uma criança.” O workshop consiste na apresentação das teorias e práticas relacionadas às atividades FAST e estudos desenvolvidos há 25 anos que garantem o sucesso do programa em mais de 18 países.

Os coordenadores consideram que o workshop alcançou além do esperado, percebendo a emoção e comprometimento das famílias e gestão escolar em iniciar as sessões FAST e são gratos pela recepção da comunidade e membros da escola.