29, março de 2017
Últimas Notícias
Capa >> Secretarias >> Ação Social >> Programa para superação da extrema pobreza chega a Tremembé
Programa para superação da extrema pobreza chega a Tremembé

Programa para superação da extrema pobreza chega a Tremembé

O que é o Programa São Paulo Solidário

Programa estadual de superação da Extrema Pobreza que visa garantir a mobilidade social a todos os paulistas que se encontram em situação de miséria.

Público alvo
População em elevado grau de vulnerabilidade social.

O São Paulo Solidário está estruturado em três eixos principais:

1. A primeira etapa do projeto é a realização da Busca Ativa, que localiza as famílias e aplica questionário baseado no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em Tremembé as visitas começam dia 29 (Segunda feira) de Julho. Pedimos a colaboração da população para responder o questionário e assim fazer parte desta mudança. Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria de Ação Social pelo telefone (12) 3674-3910.

2. Tendo como base os questionários preenchidos durante a Busca Ativa, os dados são compilados e tabelados, resultando assim no Retrato Social das famílias e dos municípios. Trata-se de um diagnóstico das condições de vida da população. Nele são verificadas as privações da comunidade local em suas várias dimensões de Saúde, Educação e Padrão de Vida.

3. A partir daí as famílias são convidadas a assinar a “Agenda da Família Paulista”, se comprometendo com o Governo a participar ativamente da superação de suas privações sociais. Esta ação inédita no Brasil coloca São Paulo a frente dos demais Estados, pois faz do cidadão o protagonista da sua própria mobilidade social: o Estado entra com o apoio e o cidadão com seu próprio esforço.