29, março de 2017
Últimas Notícias
Capa >> Secretarias >> Educação >> Secretaria de educação promove curso para formação de brigadistas aos funcionários
Secretaria de educação promove curso para formação de brigadistas aos funcionários

Secretaria de educação promove curso para formação de brigadistas aos funcionários

A Secretaria de Educação proporcionou aos seus funcionários, em parceria com a Medicina do Trabalho, um curso para formar os brigadistas de emergência que comporão a Brigada de Emergência, para o período de um ano, no local onde estão lotados. Segundo a Norma Reguladora 23 do Ministério do Trabalho e Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiro, todas as empresas legalmente constituídas devem estabelecer equipes de seguranças, as chamadas Brigadas de Incêndio.

O objetivo dessa formação é dar conhecimento teórico e prático, para que esses funcionários ao identificarem possíveis riscos de emergência possam agir com segurança diante dessas situações. Foram realizados dois dias de curso – 14 e 21 de setembro -para duas turmas distintas, com a presença de professores, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretores, coordenadores das escolas da Rede Municipal, assim como outros funcionários lotados na sede da Secretaria de Educação, Biblioteca e Merenda Escolar.

Os funcionários que participaram desses dois encontros avaliaram o curso como excelente oportunidade para capacitar a comunidade escolar na identificação de situações de emergência, para acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio, bem como prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas, controlar o pânico e guiar a saída segura das pessoas para a desocupação da área.

Outros dois encontros estão previstos para dar continuidade a essa formação, sendo o próximo no dia 19 de outubro. Ao término dessa campanha pretende-se chegar a um total de cento e vinte funcionários brigadistas de emergência, formados para atender a todas as Escolas e Setores pertencentes à Secretaria de Educação.