29, março de 2017
Últimas Notícias
Capa >> Secretarias >> Saúde >> Secretaria de saúde realiza 2º mutirão de castração a baixo custo para cães e gatos
Secretaria de saúde realiza 2º mutirão de castração a baixo custo para cães e gatos

Secretaria de saúde realiza 2º mutirão de castração a baixo custo para cães e gatos

Aconteceu no último domingo (28),  o 2° mutirão de castração a baixo custo para cães e gatos. O evento contou com o auxilio de três médicas veterinárias que castraram um total de 102 animais.Para a marcação de uma próxima data de mutirão serão necessários ao menos 50 animais cadastrados e confirmados para a castração. Poderão ser castrados caninos e felinos de ambos os sexos a partir dos 5 meses de idade.

Agradecemos a colaboração das médicas veterinárias Dra. Mylene e Dra. Juliana, que auxiliaram e fizeram com que o evento acontecesse.

A esterilização (castração) é uma cirurgia definitiva, evitando que as fêmeas entrem no cio e fiquem prenhes. A esterilização previne vários problemas de saúde em animais de estimação. Em cadelas e gatas a cirurgia elimina totalmente os riscos de infecções uterinas e câncer de ovário, e se feita antes do primeiro ou segundo cio, diminui extremamente o risco de câncer de mama. A castração também poupa o animal de algumas reações instintivas ligadas ao sistema reprodutor e ao mesmo tempo em que se previne esses problemas, melhoramos a qualidade de vida desses animais e praticamente diminuímos ou eliminamos os abandonos.

Um controle populacional bem elaborado é muito importante para manter o equilíbrio populacional e conter as zoonoses (doenças transmissíveis dos animais para o homem). “Além de prevenir doenças, a esterilização garante o bem-estar dos animais, melhora a convivência entre animal e proprietário e representa a única medida eficaz no controle populacional de cães e gatos, evitando abandonos e crias indesejadas” – comenta a médica veterinária Carolina, responsável pela realização do evento.

Para inscrições ou dúvidas ligue para o C.O.A., (12) 3674-3301