26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Tremembé é a 1ª cidade do Brasil a receber o programa Mais Educação em todas as escolas

Em busca de uma educação de excelência a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé com o apoio da Secretaria de Educação, traz para a cidade o Programa Mais Educação, uma ação que vai marcar a história da Educação do Município.

O lançamento oficial do Programa Mais Educação será realizado no dia 04 de outubro, sexta-feira, na Praça da Estação a partir das 19h00. Haverá apresentações musicais e culturais com o Projeto Fazendo Arte da Secretaria de Educação.

“Estamos trabalhando para levar aos alunos uma educação digna e diferente da qual era aplicada em anos anteriores. Com o Programa Mais Educação, os alunos vão ficar na escola em tempo integral, aprendendo e desenvolvendo atividades culturais, esportivas e o melhor, distante das drogas.” – comentou Vaqueli.

O que é o Mais Educação?

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para ampliação da jornada escolar com qualidade e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Além de ampliar o conceito de espaço educativo, e fortalecer a relação escola-comunidade.

Por que em Tremembé o Programa chegou diferente de outras cidades do país?

Em visita ao Ministro da Educação em janeiro de 2013, o Prefeito Marcelo Vaqueli apresentou os graves problemas do município e a Secretária de Educação Cristiana Berthoud apresentou o Projeto de Reestruturação da Educação Municipal. No projeto foi proposto que o Mais Educação fosse implantado em todas as escolas da rede e não apenas em algumas escolas como acontece em outros municípios. A proposta incluía ainda a construção de Módulos Mais Educação, prédios com uma média de 600 m² com salas para atividade de música e artes, oficinas e auditórios. O Ministro aprovou projeto e empenhou apoio. A partir do próximo ano começam as ampliações em escolas da Rede Municipal.

O que muda na escola com o Mais Educação?

O Programa traz a ideia de comunidade que educa e com isso novas oportunidades:

* Mais tempo dentro da escola com qualidade diferente: mínimo de 7 horas diárias na escola, 5 dias por semana.

* Ampliação dos espaços educativos: rompendo com o limite entre o dentro e o fora da escola, as ações acontecem em espaços alternativos cedidos pela Comunidade.

* Atividades culturais e esportivas: incluindo sempre um acompanhamento pedagógico diferenciado, resgatando o prazer no estudo.

” Educar bem nossas crianças pode e deve ser uma tarefa compartilhada entre a família, a escola e toda a comunidade. Quando um município adota a EDUCAÇÃO como sua prioridade e todos se envolvem, as crianças são melhor cuidadas, os adolescentes e jovens têm melhores oportunidades e a vida em comunidade fica melhor para todos os cidadãos” – finaliza a secretaria de educação Cristiana Berthoud