29, março de 2017
Capa >> Departamentos >> Comunicação >> Secretaria de Educação participa de reunião da UNDIME em Brasília por melhoria de repasses de verbas para educação infantil

A secretária de Educação, profa. Dra. Cristiana Berthoud e a coordenadora técnica da Secretaria de Educação, profa. Maria Angelina Leite participaram de importante reunião em Brasília no último dia 22.

A UNDIME – União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – pólo São Paulo, organizou uma reunião com o Secretário de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), Sr. Romeu Caputo, para apresentar um documento reivindicando, entre outras coisas, maior repasse de verbas para a Educação Infantil.

Estiveram representados na reunião aproximadamente 50 municípios do Estado de São Paulo. Doze prefeitos, técnicos e secretários de Educação de todos os municípios participaram do debate que envolveu também assessores e técnicos de vários departamentos do MEC.

Apesar do grande apoio do governo federal na construção de unidades de Educação Infantil, os municípios não conseguem dar melhor atendimento, em especial em função da impossibilidade de novas contratações (de professores e demais funcionários para as novas creches), visto que a maioria dos municípios já gasta mais de 50% com a folha de pagamento e está proibido de contratar. Assim, ficam todos no impasse: como dar vagas paras as crianças de 1 a 3 anos nas creches e garantir que todas as crianças a partir de 4 anos de idade estejam na escola, sem contratar novos funcionários?

O documento encaminhado ao Ministro da Educação pede maior repasse de verbas do FUNDEB e apoio do governo na discussão de novos mecanismos legais que viabilizem aos municípios a melhoria efetiva da Educação Infantil. O secretário Romeu Caputo prometeu encaminhar as questões junto ao ministro Aloizio Mercadante e também vir a São Paulo para novo debate com a categoria.