29, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Educação inclusiva de Tremembé está entre as melhores do Brasil
Educação inclusiva de Tremembé está entre as melhores do Brasil

Neste ano de 2013 a Educação Especial do município realizou uma série de ações visando criar ambientes educacionais inclusivos, oferecer a cada criança com deficiência, autismo ou dificuldades acentuadas de aprendizagem, igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.  Essas ações englobaram a expansão das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas da rede municipal, a criação da Sala de Estimulação Pedagógica para a Educação Infantil, promoção de aula de LIBRAS para alunos “ouvintes”, investimentos na formação dos professores das Salas de Recursos, promoção de curso de LIBRAS e Braille para pais e professores e contratação de diversos Intérpretes de LIBRAS e Profissionais de Apoio para acompanhar as crianças em Sala de aula, quando necessário.

Em outubro a Secretaria Municipal de Educação descreveu essas ações em um relato de experiência de educação especial inclusiva no “III Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas (PEEI) – a escola aprendendo com as diferenças”, promovido pelo MEC.

O III PEEI teve como objetivo identificar, promover e valorizar experiências efetivas de inclusão, realizadas no país em 2013. Assim, foram selecionados os Relatos de Experiência que mais se destacaram entre as Secretarias de Educação das Escolas Públicas de todo o Brasil.

Após análise do relato de experiência e visita de técnico do MEC às escolas municipais, a Educação Especial de Tremembé, na perspectiva da Educação Inclusiva ficou selecionada entre as sete melhores do país. Segundo a coordenadora da Educação Especial no município Daniela G. R. Renó “Essa classificação no III PEEI vem confirmar nossas hipóteses sobre o trabalho realizado. Acreditamos que as chaves para experiências educacionais de sucesso sejam aprofundamento teórico, dedicação e a força de um trabalho de equipe. O fundamental de nosso trabalho ter sido selecionado nesse prêmio é sabermos que estamos no caminho certo para uma escola democrática e Inclusiva que traga benefícios a todos os envolvidos.”.

Além desta colocação no III PEEI a Secretaria de Educação em parceria com a professora de Braille Luciane Molina, se inscreveu para o IV Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Esse prêmio será realizado visando identificar e dar visibilidade às práticas inclusivas voltadas às pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Educação de Tremembé ficou classificada entre as melhores do Estado e a Cerimônia de Entrega do IV Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2013, às 18h, em São Paulo.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação Dra Cristiana Mercadante Esper Berthoud “É um grande orgulho para a Secretaria de Educação ter o trabalho reconhecido pelos órgãos Federal e Estadual. A Educação Inclusiva no município, sob a coordenação da profa. Daniela Renó atingiu níveis altíssimos de qualidade e gostaria de parabenizá-la publicamente pelo excelente trabalho que vem realizando. Estendo também meus parabéns e agradecimentos às professores envolvidas no projeto.”

a c