26, março de 2017
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Secretaria de Saúde inicia processo de informatização e humanização em Tremembé

Secretaria de Saúde inicia processo de informatização e humanização em Tremembé

Visando oferecer um melhor atendimento para a população, a Secretaria Municipal de Saúde de Tremembé, está passando por um processo de informatização. O objetivo é formar um banco de dados que estará disponível para todos os órgãos vinculados à Secretaria. O processo trará inúmeros benefícios como: agilizar o tempo de atendimento, serviço de pós consulta, triagem de pacientes, agendamento de consultas, melhoria da comunicação entre unidades de saúde, entre outras melhorias. Para tanto, a colaboração da população é essencial nessa fase inicial do processo.

Veja as principais melhorias:

A Marcação de Consultas

´ Agenda de marcação de Consulta eletrônica.

´ Agora os agendamentos de consultas são feitos por horário predefinido para cada profissional.

´ Agilizando o atendimento.

´ Evitando filas.

´ Possibilitando a marcação de consulta todos os dias do mês em todo período de atendimento das unidades.

´ A demanda de atendimento é trabalhada mês a mês diminuindo o tempo de espera por uma consulta.

´ Horários de atendimento variados.

´ Diminuindo o tempo de espera para o atendimento.

´ Reduzindo a concentração de pacientes aguardando atendimento.

´ Cada consulta agendada é confirmada via telefone no dia anterior a consulta.

´ Cuidado com o paciente, humanizando o atendimento.

´ Redução de 52% no número de perda de vagas.

´ Aumento de 258% o número de consultas que eram perdidas e foram realocadas para outros pacientes que aguardavam por uma vaga de atendimento.

´ 82 % dos pacientes chegam até 22 minutos antes do horário do atendimento, o que antes era por horário de chegada, ou seja, o paciente tinha que chegar o mais cedo possível e esperar por longas horas para ser atendido. Hoje isso foi reduzido drasticamente de forma programada e acolhedora gerando maior conforto para os pacientes. Outro ponto importante é a organização na unidade que agora consegue comportar o número de munícipes diários com tranquilidade.

O Atendimento

´ Atendimento com Triagem eletrônica.

´ Implantação de um Toten de auto atendimento no centro de saúde com a finalidade de:

´ Triar melhor cada munícipe que chega a unidade e encaminhando ao destino correto dentro das nossas instalações.

´ Emissão de senhas de atendimento eletrônico organizando filas e reduzindo tempo de espera.

´ Marcação de retorno automático.

´ Verificação de disponibilidade de datas para realização de exames.

´ Controle de possibilidade de encaixe no dia do atendimento caso ocorra alguma desistência no dia da consulta. O paciente retira uma senha por especialidade e aguarda até um horário pré definido aonde se ocorrer alguma falta de paciente agendado ele consegue a possibilidade de ser atendido naquela vaga.

´ Acolhimento automatizado

´ O paciente confirma a sua presença no Toten e o sistema já dispara a confirmação de chegada e o coloca na lista de pré-consultas a serem executadas. O paciente aguarda ser chamado e realiza um pré-atendimento clinico, onde são verificadas situações complicadoras relacionadas a consulta a ser executada posteriormente pelo especialista, neste procedimento o paciente faz alguns testes clínicos que logo na sequência são encaminhados ao médico responsável gerando:

´ Acolhimento mais humanizado.

´ Maior exatidão nos dados do atendimento.

´ Menor tempo de espera.

´ Atualização dos dados cadastrais e situação de saúde desde o último atendimento.

´ Verificação da medicação rotineira.

´ Orientação sobre programas de saúde complementares e vacinações.

´ Melhor possibilidade de resultado efetivo no diagnostico.

O Pós Atendimento

´ Foco no paciente

´ Ao sair do médico o paciente é encaminhado para triagem onde se necessário o sistema o encaminha para um retorno ou marcação de exame, esta informação é triada e podemos agilizar o atendimento verificando se o exame solicitado já foi feito recentemente pelo paciente na unidade, o orientando sobre preparação para cada procedimento solicitado

´ Em até 5 dias após a consulta o paciente recebe uma ligação aonde ele vai responder a um breve questionário de como se sentiu na unidade, se foi atendido dentro do esperado, se o tratamento solicitado esta sendo realizado e o resultado deste procedimento, com isso:

´ Mantemos o paciente sempre próximo dos nossos registros.

´ Acompanhamos e garantimos que o tratamento do paciente seja o melhor possível.

´ Verificamos a visão do paciente das nossas ações e trabalhamos melhor nossas atitudes para sempre oferecer o melhor sempre.