29, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Saúde >> Secretaria de Saúde realiza mobilização para orientar população sobre o combate as DSTs

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé através da Secretaria de Saúde realiza durante o período de 18 a 29 de novembro uma mobilização usando a estratégia do Fique Sabendo, como forma de orientar a população sobre o combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST), AIDS e hepatites virais.

Durante a mobilização a equipe da campanha incentiva a realização de atividades de prevenção, estímulo ao diagnóstico de HIV, de sífilis e das hepatites B e C, além de orientar a população sobre a transmissão das doenças. Em todas as unidades de ESFs e no Centro de Saúde central haverá realização de testes rápidos e distribuição de brindes para os que realizarem o exame. As unidades também realizarão blitz com distribuição de preservativos e material educativo.

Nas cinco penitenciárias também haverá testes rápidos e distribuição de brindes.

“A estratégia Fique Sabendo visa ampliar o diagnóstico precoce das doenças, ao mesmo tempo que vincula e acolhe as pessoas com diagnóstico positivo nas redes de atenção à saúde, oferecendo acesso ao tratamento e acompanhamento”, destacou o Secretário de Saúde José Márcio.

O secretário enfatiza ainda que o diagnóstico precoce possibilita melhor qualidade de vida ao paciente, além de garantir os direitos humanos à saúde. Para o usuário com diagnóstico negativo, será realizado um trabalho de orientação, destacando a importância da prevenção das DST e reforçando a prática do sexo seguro.