29, março de 2017
Capa >> Departamentos >> Combate a dengue >> Equipe de combate a dengue de Tremembé realiza concurso de redações nas escolas municipais da cidade

A Equipe de Combate a Dengue realizou, neste mês de novembro, o 1º Concurso de Redações, com a participação dos alunos de 6º ao 9º ano das escolas municipais de Tremembé.

Este concurso encerrou o circuito de palestras realizadas em todas as escolas da rede municipal, as quais foram ministradas pela Equipe Municipal de Combate a Dengue, para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nas escolas de Ensino Infantil, a equipe abordou o tema por meio de um “Teatro de Fantoches”.

O concurso de redações contou com a participação de 06 escolas, que enviaram o total de 85 redações, das quais, foram selecionadas as redações dos alunos:

Eloisa Rocha e Silva – 7º A – EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva

Thuanie Castro – 7º A – EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva

Matheus Alexandre – 6º B – EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva

Gabriele Naiara da Silva – 9º A – EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva

Maria Luiza Lopes M. Alvarenga – EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva

Thamires Sales de Paula – 6º A – EMEF Prof. Jeronymo de Souza Filho

Thayná Magalhães de Aguiar Félix – 8º A – EMEF Prof. Jeronymo de Souza Filho

Denise Santos Soares – 8ª A – EMEF Prof. Jeronymo de Souza Filho

Ricardo Alves dos Santos – 8º C – EMEF José Inocêncio Monteiro II

Melissa G. M. dos Santos – 8º A – EMEF Prof.ª Emilia de Moura Marcondes

Eugênia Apª. de Almeida Pereira –  7º A – EMEF Prof.ª Nair de Mattos Queiroz

A Equipe de Combate a Dengue leu todos os textos enviados e a redação campeã foi da aluna Eloisa Rocha e Silva, e foi premiada com uma bicicleta. A premiação ocorreu no dia 02 de Dezembro e contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, José Márcio Araújo Guimarães.

O Combate a Dengue agradece a participação de todas as escolas, que receberam a equipe para as palestras e o teatro que participou do concurso. Nosso muito obrigado.

Aguardem novidades para o próximo ano!!!

REDAÇÃO CAMPEÃ DO 1º CONCURSO DE REDAÇÕES DA EQUIPE DE COMBATE A DENGUE

TEMA: “DENGUE”

ALUNA: ELOÍSA ROCHA E SILVA

SÉRIE: 7º A

ESCOLA: EMEF. PROF.ª MARIA DULCE DAVID DE PAIVA

Aedes

Eu sou o Aedes aegypti, duvido que você não me conheça! Já devo ter passado pela calçada da sua casa. Sou um mosquito sem dó nem piedade, minha diversão se chama Dengue e pode acabar com a sua vida!

Só pra avisar, eu não sou desta terra brasileira, vim da África, ainda no tempo da transportação dos escravos.

As mulheres da minha espécie ajudam em quase tudo. Aliás, vida de mosquito não é fácil. Adoro lugares com água limpa e parada, as fêmeas da família Aedes aegypti, colocam os ovos em várias partes da sua casa, principalmente em calhas, pneus, pratos de vasos de plantas e outros recipientes expostos ao tempo. Só precisa ter um pouquinho de água limpa que eu já faço a festa! E é tão engraçado, que acho sempre uma casa que parece estar me esperando… cheia de entulhos.

Eu posso transmitir dois tipos de Dengue: a clássica, que é uma fraca… É nem tanto, tem alguns problemas, como manchas avermelhadas pelo corpo, febre alta, mal-estar, dores… Sem graça né? Já a outra, chamada Dengue hemorrágica, além dos sintomas da dengue clássica, provoca hemorragia, sangramento pelo nariz, boca, ouvido, etc… As duas levam à morte, mas a hemorrágica possui maior número de óbitos.

Não sou brinquedo, tome cuidado comigo, pois não tenho dó mesmo! PREVINA-SE! Não deixe água parada e se estiver limpa, estará só me ajudando. Coloque areia nos pratos de plantas, cubra pneus e garrafas, limpe o quintal de sua casa e avise quando encontrar terrenos baldios, com entulhos propícios à minha moradia.

Não queira brincar comigo! Sou pequeno, mas não sou fraco!

2 4 5 7 1 2 3