25, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Chefia de gabinete >> Maracaibo, Alberto Ronconi, Poço Grande, Berizal e Aterrado receberão rede de esgoto

Na última sexta-feira (21) aconteceu junto aos moradores dos bairros Maracaibo, Alberto Ronconi, Poço Grande e Berizal a segunda reunião para tratar da implantação do sistema de esgoto na região. Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Marcelo Vaqueli, o Deputado Federal e Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo Samuel Moreira, o Deputado Estadual Padre Afonso, o Superintendente da Sabesp Oto Elias Pinto e o Superintendente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, José Celso Bueno.

A reunião teve início com uma explicação técnica do Superintendente da Sabesp Oto Elias Pinto que esclareceu aos presentes todo o processo de implantação do sistema de esgoto na região. Segundo Oto, o início das obras está marcado para Janeiro de 2015 e tem prazo de 2 anos para ser concluída. Já foram gastos aproximadamente 1 milhão de reais somente com o projeto. A obra total tem uma estimativa de gasto de aproximadamente 26 milhões. “É uma grande obra que eu abracei como prioridade, pois vi de perto a sua necessidade. Agora junto com o prefeito Vaqueli e os deputados Padre Afonso e Samuel Moreira vamos fazer de tudo para que o mais rápido possível essa benfeitoria seja concluída” – comentou Oto.

Logo após a explicação do Superintendente da Sabesp, o Deputado Federal e Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo Samuel Moreira deu mais uma bela notícia “Já temos os recursos liberados para atender as necessidades de 70% da demanda e poderemos adiantar essa obra de janeiro de 2015 para um início imediato. Basta somente a liberação de um termo de ajuste e conduta junto a Cetesb para que o mais rápido possível as máquinas já possam iniciar os trabalhos. Estaremos eu, o prefeito Marcelo Vaqueli e o deputado Padre Afonso nos reunindo nos próximos dias com a superintendência do órgão para agilizarmos esse processo”- o deputado explicou também “O trabalho para implantação do esgoto continua, o que queremos fazer é antecipar a obra, mas sem a parte do tratamento na central de tratamento e captação, vamos tirar o esgoto da rua e fazer o tratamento em uma estação compacta ou num ponto localizado”.

E por fim, o prefeito Marcelo Vaqueli assumiu o comprometimento com a causa “Muitos criticam, continuam criticando, mas nós estamos trabalhando. Foi um ano e dois meses de muita luta e trabalho, sem brincadeiras e honrando o dinheiro público. Graças a Deus arrumei parceiros como os deputados Padre Afonso e Samuel Moreira que estão nos ajudando muito. Estamos trabalhando sério para que Tremembé cresça, para que vocês sejam vistos de outra forma. A região está sendo privilegiada com algumas indústrias que vão se estabelecer aqui. O esgoto é uma vitória do trabalho que está sendo feito, é uma vitória de vocês” – finalizou Vaqueli.

O prefeito anunciou também que graças às emendas que ficaram perdidas no passado e que foram recuperadas nesta gestão, um caminhão Limpa-Fossa será disponibilizado para a região a fim de amenizar os problemas até que as obras do esgoto sejam concluídas. Outra novidade que o prefeito anunciou é o novo posto de saúde da região do Maracaibo, em que a prefeitura irá disponibilizar uma ambulância (horário comercial) exclusiva para atender a região.

Os moradores saíram do encontro felizes e ansiosos. “Estamos felizes com a iniciativa e com o trabalho do prefeito, nunca estivemos tão perto de ter esgoto em nossas casas. Antes à região estava esquecida pelos políticos, hoje já notamos uma enorme diferença.” comentou Maria de Loudes Conceição – moradora