29, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Recomeça com sucesso o Programa Mais Educação nas escolas de Tremembé
Recomeça com sucesso o Programa Mais Educação nas escolas de Tremembé

Nesta segunda-feira, dia 17 de Fevereiro, iniciamos o Programa Mais Educação de 2014 em todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede de Tremembé. A implantação doProgramaé uma iniciativa da secretaria de Educação da Prefeitura e teve sua implantação em 04 de Outubro de 2013 e em apenas dois meses de atividade já foi um sucesso e ganhou o respeito da população.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para ampliação da jornada escolar com qualidade e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Além de ampliar o conceito de espaço educativo, e fortalecer a relação escola – comunidade.

No ano de 2013 a maneira eficaz que o Programa foi desenvolvido nasescolas foi destaque emEncontros e Seminários de Educação Integral no País.

“Em debates sobre o Mais Educação e Educação Integral fomos muito elogiados, principalmente, pela qualidade na organização, parcerias com a comunidade, voluntários e pela conquista de espaços alternativos.”Relata Gabriela Gonçalves uma das coordenadoras municipais do Programa.

Agora em 2014 o Programa iniciou suas atividades com quase todas as vagas preenchidas, com o quadro de monitores completo e com todas as parcerias firmadas.

“O diferencial do Mais Educação em Tremembé é que foi implantado em todas as escolas da Rede ao mesmo tempo e por ser parte do ideal da atual gestão pública, isso é muito importante para desenvolvimento do Programa. O fato das atividades acontecerem em espaços cedidos pela comunidade tem sido uma grande conquista para nós. O que para muitas outras cidades é um grande problema para nós é um destaque que tem chamado a atenção dos gestores, alunos e pais.” Diz Victor Narezi coordenador municipal do Programa.

Cerca de 1300 alunos são matriculados atualmente no Mais Educação com a expectativa de chegar a 1450 no próximo mês. O aluno passa agora mais tempo dentro da escola com qualidade diferente: mínimo de 7 horas diárias, 5 dias por semana com 3 refeições por dia. Nesse período estendido são oferecidas algumas atividades como ginástica rítmica, atletismo, cineclube, yoga, robótica, artesanato, rádio escolar, teatro, xadrez, banda, capoeira, história em quadrinhos, vídeo, produção de texto, contação de histórias, horta, jardinagem, hip hop, informática e muito mais.

Muitas das atividades acontecem também fora dos muros da escola, sempre com monitores e coordenadores acompanhando os alunos. Pátios de Igrejas, praças, quadras, campos, parques, jardins e salões são alguns dos espaços cedidos pela comunidade.

Agora a criança tem mais prazer em estudar nas escolas em Tremembé. O Programa Mais Educação está transformando o olhar sobre a Educação no nosso Município.

20140219_101728 20140219_101953foto 01 foto 2