26, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Saúde >> Secretaria de Saúde de Tremembé realiza campanha contra Tuberculose
Secretaria de Saúde de Tremembé realiza campanha contra Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Tremembé através da Vigilância Epidemiológica realiza a partir desta segunda-feira (24) uma campanha para diagnosticar casos de tuberculose. A iniciativa, que continua até 29 de março, é realizada em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, com o objetivo descobrir e tratar a doença precocemente.

Neste período, aqueles que apresentarem os sintomas ou tiverem dúvidas sobre a doença deverão procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Também realizam o atendimento o Centro de Saúde (ao lado da Prefeitura).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a tuberculose é transmitida pelo ar e geralmente acomete os pulmões, mas pode afetar todo o corpo. A mais comum é a chamada tuberculose pulmonar. Os principais sintomas são tosse com ou sem escarro há mais de duas semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa (geralmente à tarde), suor noturno, hemoptise (escarro com sangue) e dor no peito.

O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da coleta, análise do escarro e identificação do bacilo de Koch. Dessa forma, as amostras coletadas durante a campanha são encaminhadas para análise laboratorial.