25, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Saúde >> Prefeitura de Tremembé promove ações a fim de erradicar a dengue no município
Prefeitura de Tremembé promove ações a fim de erradicar a dengue no município

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé, juntamente com a Secretaria de Saúde, estão em constante atuação contra a dengue no município, na tentativa de erradicar o inseto de forma mais rápida, o trabalho é feito através de distribuição de panfletos, caminhadas de mobilização e, aplicação do “inseticida” nos locais típicos para a procriação do “Vilãozinho de listras brancas”, pois quando o assunto é dengue todo cuidado é pouco.

O trabalho feito nas residências não envolve somente a aplicação do “inseticida” e “larvicida” por parte dos agentes de saúde, mas também de orientar o morador sobre os princípios básicos que devem ser tomados para combater a procriação dentro de sua própria casa, pois não existe vacina contra a dengue e, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Portanto, evite água parada mesmo sendo em pequenas quantidades, e no caso da vasilha de aguá do animal escovar semanalmente as bordas do recipiente.

Já bloqueio, é feito somente em casas que ficam próximas as das pessoas que estão apresentando sintomas da doença, onde os agentes eliminam criadouros encontrados e aplicam o “larvicida” e, na confirmação mediante exame de sangue específico a equipe retorna nas proximidades e realiza a aplicação do inseticida na área. Antes da nebulização todos os animais devem ser retirados da casa, aquários, brinquedos, alimentos, utensílios, comedouros e bebedouros devem ser guardados e tampados, as janelas, portas e cortinas devem ficar abertas, manter as roupas de cama e toalhas de mesa levantadas, e só reocupar a residência após 15 minutos.

O que se deve fazer em caso de suspeita de dengue.

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor nos olhos, nas articulações ou corpo, fraqueza e manchas vermelhas na pele. Caso você tenha pelo menos dois destes sintomas, procure imediatamente um médico.

fff