27, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Meio Ambiente >> Coleta consciente de lixo no Carnaval de Tremembé 2017
Coleta consciente de lixo no Carnaval de Tremembé 2017

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Cultura, responsável pela organização do Carnaval de Tremembé, irá realizar uma campanha de coleta consciente de lixo durante o Carnaval 2017. Serão disponibilizados recipientes para depósito de resíduos em todo o espaço onde será realizado o Carnaval, na cor azul e marrom.

Os latões azuis irão receber resíduos inorgânicos (recicláveis), enquanto os latões marrons irão receber resíduos orgânicos. Tal iniciativa objetiva conscientizar a população participante do Carnaval de Tremembé acerca da importância de agregar conceitos e práticas sustentáveis na rotina não só da cidade, como também da vida pessoal de cada habitante.

Os resíduos coletados serão descartados de forma ambientalmente correta, sendo os recicláveis disponibilizados para catadores de material reciclado e envio direto para empresas que atuem no setor, e os resíduos orgânicos serão dispostos na Horta Comunitária de Tremembé, onde passarão por processo de triagem e após irão virar composto orgânico (adubo), enriquecendo o solo com macro e micronutrientes de forma sustentável e ecológica.

Salienta-se, ainda, que a proposta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Cultura, é utilizar tal metodologia em todos os eventos realizados pela Prefeitura Municipal de Tremembé, formando, desta forma, um ciclo de gerenciamento de resíduos produzidos em grandes eventos, o que, comumente, se traduz em grandes volumes de material descartado com valor econômico e ambiental agregado e que poderiam ter um aproveitamento mais nobre do que simplesmente o descarte em aterro sanitário através da coleta convencional.