25, março de 2017
Capa >> Secretarias >> Saúde >> Saúde realiza campanha de prevenção à Tuberculose
Saúde realiza campanha de prevenção à Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta quinta-feira (02)  a “Campanha de Combate a Tuberculose” que acontece até o dia 20 de março em todas as unidades de saúde do município.

O objetivo é alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido pelo SUS.

O QUE É TUBERCULOSE?

É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as Membranas que envolvem o cérebro).

COMO SE PREVINE A TUBERCULOSE?

Evite ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina.

COMO SE TRATA A TUBERCULOSE?

Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.

COMO SE PEGA A TUBERCULOSE?

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.

COMO SE SABE SE ALGUÉM ESTÁ COM TUBERCULOSE?

Se você está com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

NÃO ESQUEÇA

• Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose.
  • A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.
  • O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
  • Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros Não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

Se estiver tossindo a mais de 2 semanas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.