21, novembro de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Aluna de Tremembé se destaca em concurso internacional sobre reciclagem e sustentabilidade

Em março deste ano a Secretaria de Educação de Tremembé aderiu ao projeto “Ao Redor da Ibero-América”, que se trata de uma campanha de sensibilização ambiental organizada pela Veolia América Latina com o intuito de atingir estudantes de escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru conscientizando-os sobre diferentes temáticas ambientais, como o cuidado com a água, a proteção com a biodiversidade, a economia circular, entre outros.

No dia 17 de agosto a aluna Itamara IIumi Nenoki, de 11 anos, da escola EMEF José Inocêncio foi homenageada em Santa Branca, com mais 9 crianças de outros municípios, como destaques na participação do concurso de desenho, que foi a etapa final do projeto.

A VEOLIA Barueri e FIBRIA CELULOSE AS, sociedade controlada pela Votorantim Industrial AS, são as empresas que promovem anualmente esse projeto.  O projeto consiste na participação das crianças do 5º ano do ensino fundamental, matriculadas na escola pública municipal selecionada, em um concurso intitulado “AO REDOR DA IBERO-AMÉRICA 2017”, organizado pela VEOLIA e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos OEI, cujo objetivo é trabalhar com os alunos um conto com o tema “A importância da reciclagem”. O concurso é organizado em escala internacional, com a participação de vários países da América Latina.

Da escola José Inocêncio, do bairro do Maracaibo, participaram 44 alunos, dos 5º anos A e B, das professoras Késsia e Milena. A escola foi indicada pelas empresas organizadoras.

O professor da turma recebeu da VEOLIA material de apoio para desenvolver o tema dentro de sala de aula, e a critério do professor, também nas partes externas, como pátio da escola, praças, calçadas, etc. O objetivo foi preparar as crianças para que sejam pessoas ambientalmente informadas, para desenvolverem atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e a dos demais.

O professor passa por uma breve formação focada em temas como a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, levantando valores de respeito à diversidade, ao espaço comum, social, cultural e a vida de todos os seres vivos do planeta. Após o trabalho de conscientização as crianças desenvolveram um desenho com colagens de materiais recicláveis. Esses desenhos foram enviado para o concurso como etapa final da projeto.

No evento estavam presentes os representantes das empresas Veolia, Fábio Roberto dos Santos e da Fíbria, Adriano Silva Martins e Eder Ferreira, os outros alunos de outros munícipios e representando o município de Tremembé, a aluna Itamara, homenageada, seus pais, Simone e Wagner, a professora da sala Milena e o diretor da escola José Pedro Nunes.

Para Pedro Nunes, o diretor da escola, foi muito importante para a escola o desenvolvimento do projeto e muito especial para a família da Itamara:

“Desenvolver a consciência para sustentabilidade e ecologia é sempre muito importante e faz parte de nosso projeto pedagógico da rede, o projeto “Ao redor da Ibero-América, só veio reforçar e enriquecer o trabalho. E ficamos orgulhosos do desenho da aluna Itamara ser escolhido entre os destaques da região. É importante para a autoestima dos alunos esse tipo de valorização. Os pais ficaram duplamente emocionados já que seu outro filho Iudi Wagner já havia sido destaque nas olimpíada de matemática no mesmo período.”

A Secretária de Educação de Tremembé, Cristiana Berthoud, aproveita para parabenizar a aluna Itamara, a professora responsável e todos os envolvidos. E também agradece a Veolia e Fíbria pela parceria e pela realização do projeto.

IMG_2699 IMG_2701 IMG_2702