18, setembro de 2018
Últimas Notícias
Capa >> Eventos

Eventos

CARNAVAL (Fevereiro)
CARNAVAL 1513A partir de 2013, um novo formato de evento foi adotado pela administração pública. A vinda de blocos de São Luiz do Paraitinga, veio para incentivar, valorizar e criar as identidades dos blocos de Tremembé, foi criado um trajeto para todos os blocos, espaço destinado às crianças, padronização de barracas, entre outros. Esses foram alguns dos diferenciais que levaram ao município atingir a marca de 150 mil visitantes em nosso último evento.
Evento totalmente voltado a família e crianças.

 

PAIXÃO DE CRISTO (Abril)

12472630_865422976901297_4423129483010710216_nEm razão da tradição religiosa no município durante todo o ano acontecem eventos voltados a parte religiosa e, todos com fluxo relevante de pessoas da região, estado e de outros estados brasileiros. Um destes eventos é a encenação da Paixão de Cristo quando há vários anos, jovens da comunidade da Basílica Menor do Senhor Bom Jesus, em Tremembé e convidados de outras cidades, se reúnem para contar a emocionante apresentação da “Paixão de Cristo”.

O evento é realizado anualmente por um grupo de teatro da comunidade –

Clique aqui 

FESTA DO ARROZ (Maio)

DSC_0263Com toda essa tradição trapista e com a chegada da comunidade japonesa em Tremembé o cultivo do arroz passou a ser uma das fontes de economia do município trazendo também pesquisa sobre outros tipos de arroz como o negro e o vermelho. Com o intuito de conservar essa rica história surge o Festival Gastronômico e Cultural Festa do arroz onde uma diversidade de pratos feitos com arroz é o principal ingrediente. O evento originou-se no resgate cultural do plantio do arroz irrigado no Vale do Paraíba, em São Paulo, pelos monges trapistas e que conta hoje com mais de 100 anos de história. O evento acontece em maio em quatro dias e traz um grande número de turistas a cidade para conhecer as delicias feitas com arroz de vários tipos. São 16 tendas gastronômicas com mais de 68 pratos, entre doces e salgados, que são montadas entre a antiga estação ferroviária Doutor Paulo de Frontin e a Praça Geraldo Costa.

A programação da festa é voltada para todos os públicos, com apresentações de artistas regionais, danças folclóricas, ballet, dança cigana, workshops com chefs renomados e muito mais. Para as crianças, um espaço infantil também é montado, com recreação, oficinas e teatros. No último ano, o evento reuniu cerca de 80 mil pessoas nos 4 dias de evento.

FESTA DO SENHOR BOM JESUS DE TREMEMBÉ (Julho/Agosto)
13918388_854619611338565_198013200_oFesta do Bom Jesus de Tremembé, conforme a tradição oral existe desde a fundação de sua capela, em 1672, havendo menção escrita da mesma em registros de 1757. Como em muitas outras igrejas e santuários do Bom Jesus, a festa de Tremembé é celebrada a 06 de agosto, transfiguração do Senhor. Notícias indicam que já no sec. XIX já era um grande acontecimento na região. São vários dias de festa com barracas, shows, novena, missas e a procissão – parte mais nobre do evento.

Atualmente a festa atrai cerca de 500 mil pessoas no mês de Agosto. A festa do Senhor Bom jesus de Tremembé, é uma festa tradicional religiosa, realizada todos os anos entre os meses de Julho a Agosto, com a intenção de promover a religiosidade e celebrar a história do Senhor Bom Jesus.

A maior festa popular do Vale do Paraíba! Público estimado de mais de 500.000 pessoas em 10 dias!festa senhor Bom Jesus (3)

Área de lazer de mais de 10.000 mil m², onde o parque de diversões disponibiliza cerca de 40 atrações para a família e o público jovem, mediante da compra de ingressos.

Atualmente além da Festa do Senhor Bom Jesus em 06 de agosto, que recebe em seus 20 dias de festa cerca de 500 mil pessoas, ocorrem também romarias todos os dias 6 de cada mês, os terços semanais que atraem cerca de 300 pessoas por dia e acontece todas as terças-feiras após a missa das 19h30 min., tem atraído fiéis de cidades da região como Pindamonhangaba, Aparecida do Norte, Caçapava, Taubaté, Guararema e do litoral como Ubatuba e visitantes que quando em passeios pelas cidades da região visitam a Basílica do Senhor Bom Jesus.


AVIVA (Setembro)

DSC_0084Outro evento importante e tradicional no município é o Aviva voltado à família e não apenas à comunidade evangélica. O objetivo não é defender bandeiras de religiões, mas sim avivar a paz, a comunhão e o amor entre as pessoas”.

O AVIVA Tremembé já é referência em eventos na região, apresentando um formato enxuto e diferenciado, que facilita a participação das pessoas. O evento é gratuito com shows musicais e mensagens de louvor todos os dias, além de local de alimentação voltada, principalmente para família. Em 2017 reuniu cerca de 30 mil pessoas.

TALES FROM THE BLUES (Outubro)
17017187_2141424979217516_285498126246385196_oNeste ano outro evento alavancou ainda mais o turismo em Tremembé – o Tales From The Blues que foi realizado na Antiga Estação de Trem de Tremembé o Festival Tales from the Blues partiu da idealização de um grupo de pessoas que gostam de música, e assim, montaram um projeto para a cidade onde o evento deveria ser gratuito, ter boa música, com ênfase no Blues e apoiar as bandas da região. Comida gostosa, cervejas de qualidade e lazer para todos!

Em 2017 foi o primeiro evento que contou com um público empolgado e de várias localidades, amantes da boa música, que alcançou 15 mil pessoas em 3 dias de evento.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE “SAMBA E CHORO”
(Novembro)
23926425_928910113929406_925089017855223147_oCom uma programação diferenciada, o Aniversário de Tremembé é outro evento que traz um público significativo e de vários locais de nossa região e do Sul de Minas. São três ou quatro dias de evento e são oportunidades que unem as famílias tremembeenses e os turistas para conhecer a cultura e a diversidade da gastronomia de Tremembé, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Esse ano o público foi de cerca de 50 mil pessoas.

Em 2017, o aniversário foi comemorado com o ‘’1º Tremembé Samba e Choro – Comidas de Boteco” e foi sucesso! Com uma ampla praça de alimentação e o melhor da música, num ambiente agradável e familiar.

NATAL ILUMINADO (Dezembro)
NATAL ILUMINADOEncerrando o ano um dos eventos mais procurados é o Natal Iluminado, onde além de uma rica iluminação das praças do município ainda encontramos a Casa do Papai Noel e os locais são visitados por famílias que buscam proporcionar aos filhos uma linda lembrança do Natal. Após as visitas muitos acabam degustando a deliciosa Gastronomia de Tremembé.