30, maio de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Formação para Secretários de Educação reúne mais de 30 municípios em Tremembé
Formação para Secretários de Educação reúne mais de 30 municípios em Tremembé

A UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com a editora FTD e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tremembé realizou no dia 19 de abril, uma formação que reuniu 52 profissionais, sendo 26 secretários de educação, que vieram representar 32 municípios do estado de São Paulo.

Com o tema “Ser dirigente municipal de educação: Uma missão nobre” participaram secretários de educação, diretores, supervisores, assessores, técnicos e coordenadores. Os municípios que estavam presentes representavam 5 polos da UNDIME na região; Taubaté, São José dos Campos, Guaratinguetá, Cruzeiro e Caraguatatuba.

O município de Tremembé foi escolhido pelo presidente da UNDIME, Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, com a articulação da secretária de educação do município, Prof.ª Dra. Cristiana M. Esper Berthoud, que é representante do Polo de Taubaté e integra a diretoria da UNDIME-SP.

No período da manhã os profissionais se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, sob o comando da prof.ª Viviane de Oliveira Castro e do prof. Fernando Maluf. A formação passou por 5 eixos de trabalho:

-Compromisso com o Desenvolvimento Educacional Focado na Aprendizagem;

-Desenvolvimento e Formação Pessoal;

-Consciência de Rede + Compromisso Ético=Resultados de Excelência.

-Gestão na Educação= PNE + PME;

-Apropriação das Verbas da Educação.

Já no período da tarde, os convidados foram recebidos, por cortesia da Editora FTD no espaço Restaurante Santa Figueira pela Camerata da Educação composta pelos alunos da Rede Municipal, que encantou a todos com belas canções, sob o comando do prof. Jeferson. Depois de almoçarem a formação seguiu até o final da tarde.

O dia foi de aprendizado e troca de experiências e os participantes elogiaram muito a recepção da equipe de Tremembé, a programação e a organização do evento.

Vana Martins, que é consultora técnica da área pública da FTD e uma das organizadoras do evento, ressaltou a parceria com Tremembé:

“O evento foi um sucesso, com a participação de tantos municípios, ficamos muito satisfeitos e isso se deu muito ao empenho da Secretaria de Educação de Tremembé que atendeu prontamente ao convite e organizou para que acontecesse da melhor maneira possível. Reconhecemos no prefeito Marcelo Vaqueli um grande apoiador da Educação e, portanto, não é à toa que Tremembé tem sido referência em seus projetos e resultados na educação”.

Para Cristiana Berthoud, a formação foi muito produtiva e de suma importância para os dirigentes de educação:

“Todos os aspectos e conceitos trabalhados na formação só nos fizeram refletir mais sobre nossa responsabilidade na gestão da Educação de um município. Além do aprendizado, o que muito nos fortalece é poder conhecer, conversar e trocar experiências com outros gestores. A UNDIME foi muito feliz na oferta de uma formação tão significativa”.