17, julho de 2018
Últimas Notícias
Capa >> Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

BASILICABASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE TREMEMBÉ

A Basílica do Senhor Bom Jesus representa hoje um dos maiores centros de peregrinação da região, passou por diversas transformações e recebeu do Papa Paulo VI o título de Basílica Menor, que são basílicas de importância para a fé católica, porém localizadas fora de Roma.BASILICA (1)

A Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé, data de 1672, é um patrimônio histórico cultural dos mais valiosos do Vale do Paraíba. A igreja é de origem colonial e incorpora elementos do século XIX pela própria devoção. Devido à melhora da economia de Tremembé pelo cultivo do arroz, a igreja passa a ter autonomia do núcleo de Tremembé com Taubaté, e também faz com que as pessoas revertam alguma coisa para o interior da igreja. Durante toda sua história, ela sempre foi incorporando elementos para seu interior.

É ponto de visitação obrigatória a todos que visitam o município.

Praça Padre Luiz Balmes, s/n – CEP 12120-000 | Tremembé/SP -Telefone: (12) 3672-1102 | 3674-3548

email: secretaria@bomjesusdetremembe.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/BasilicaDoSenhorBomJesusDeTremembe/

2ª feira: 19h30 3ª feira: 15h 4ª, 5ª e 6ª feira: 15h e 19h30 Sábado: 15h Domingo: 6h30, 8h30, 10h30, 15h, 18h e 20h

Todo dia 6, missa do peregrino do Senhor Bom Jesus às 7h, 15h e 19h30

A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE TREMEMBÉ
IMAGEM BOM JESUS (4)A imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé é entalhada na madeira e para a igreja católica é um fabuloso artefato religioso. Diz a lenda que a imagem foi construída por um desconhecido que residia nas margens do Rio Paraíba, e que este, após ter desaparecido, deixou a imagem em sua choupana. Os moradores locais, curiosos pelo seu desaparecimento, foram até onde ele residia e encontraram a imagem, quando a retiraram de seu lugar, brotou uma fonte de água, dando origem a bica da água santa.

CARMELO SANTA FACE E PIO XII

CARMELO (3)Outro local relevante para o turismo em Tremembé é o Carmelo Santa Face e Pio XII que foi fundado em 07 de setembro de 1955. O Carmelo da Santa Face e Pio XII de Tremembé é uma casa de oração formada por 21 Irmãs, sendo elas professas solenes e noviças, que vivem enclausuradas na instituição. Consideradas monjas, dentro do Carmelo, elas seguem fiéis as suas escolhas pela vida religiosa, aprimorando as suas vocações. Madre Maria do Carmo e Madre Antonieta Maria, as duas fundadoras do Carmelo, receberam a licença para consolidar a Fundação no dia 24 de agosto de 1953. CARMELO (2)A Capela do Carmelo, construída ao lado da instituição, foi inaugurada no dia 02 de julho de 1960. Atualmente o processo de beatificação da Madre Carminha está em Roma aguardando os trâmites da igreja. Vários milagres já foram comprovados e existe no local uma sala dos milagres além de um Museu dedicado a Madre Carminha. O Fluxo de turistas para visitas é constante, em especial aos finais de semana para as missas que são realizadas na Capela. Cerca de 3mil pessoas visitam mensalmente o local e o fluxo aumenta no período da Festa de Madre Carminha com várias atividades culturais, gastronômicas e religiosas. Neste ano o público foi estimado em 5 mil pessoas no período da festa.

BICA DA ÁGUA SANTA

01A Água Santa de Tremembé é um histórico e importante ponto turístico religioso da cidade. Conta a tradição que a imagem foi entalhada na madeira por um velhinho desconhecido que havia aportado a Tremembé e construído uma pequena cabana nas margens do rio Paraíba, onde se encerrou, pouco saindo e com ninguém mantendo relacionamento. 02Certo dia o velhinho desapareceu, quase tão misteriosamente como surgira.
Ninguém teve notícia de seu destino. Indo à choupana, os curiosos ali encontraram a imagem do Bom Jesus.O caso foi tido então como miraculoso e que Deus, na pessoa do velhinho, para ali trouxera a imagem.
Quando fizeram a remoção da imagem, um pequeno fio de água brotara aos pés da imagem, dando origem à conhecida bica da Água Santa.

ARROZAIS

01A rica história de Tremembé traz também a luz os Monges Trapistas e sua influência não só na religiosidade, como na economia e eventos. Em setembro de 1904 alguns monges trapistas chegaram ao Brasil com a missão de fundar um convento e escolheram essa região pela beleza do vale e proximidade com o rio. Compraram a fazenda por se situar em uma região calma, com clima mais salubre e temperado e onde poderiam desenvolver a policultura. Restauraram os edifícios da velha fazenda e fundaram o mosteiro de Maristela, nome simbólico que significa Estrela do Mar, referindo-se à Virgem Maria, a estrela guia para todos os que estão no mar da vida. Estava instalada ali a primeira trapa brasileira.

Os monges recuperaram os quase 2500 pés de café da fazenda abandonados desde a libertação dos escravos e 02destinaram as partes baixas da fazenda à criação de gado. Como a parte baixa distava 12 km da sede do mosteiro, construíram naquela parte uma grande capela, escola e casas. Deram ao bairro o nome de Berizal. O bairro hoje está totalmente descaracterizado. Partes foram vendidas a novos proprietários e a igreja doada à diocese de Tremembé.

Foi nessa região que começaram as experiências dos monges no plantio da juta e do arroz. Ainda hoje podemos ver os arrozais que enfeitam todo o vale do Paraíba, fruto da ação dos trapistas, os quais com seu voto de silêncio ensinaram os ribeirinhos a arte do plantio do arroz na água.

IGREJA DO BERIZAL
A igreja do Berizal tem uma arquitetura simples, porém seus oito anjos no telhado lhe dão personalidade marcante. A falta de documentação não nos permite detalhes de sua construção, nem mesmo da escolha do nome. Uns proclamam ser devido a quantidade de uma flor local, o beri; outros ser em homenagem a um vilarejo nos Alpes suíços.

Também acreditam que a imagem da santa padroeira “Nossa Senhora do Sagrado Coração” bem como os anjos foram trazidos da França…. De qualquer forma, isso não diminui a atratividade histórica e arquitetônica da construção.

Sua graça já está exposta no museu de Viena, em um quadro pintado pela artista valeparaibana Maria Dalila Ferreira de Paula.

HORTO MUNICIPAL

HORTO (3)Tremembé possui também locais de contemplação a natureza como o Horto Municipal que é um refúgio verde a poucos minutos do centro da cidade, onde crianças e adultos podem entrar em contato com a natureza e apreciar espécies arbóreas nativas. No espaço ainda é possível fazer piqueniques, caminhar a beira do lago, assistir peças de teatro infantil e as crianças podem brincar no playground. Os adultos podem usufruir da pista de caminhada e corrida de 4 km, além dos aparelhos na academia ao ar livre e quiosques.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
ESTAÇÃO (1)A Estação Ferroviária Paulo Frontin é o local onde a maioria dos eventos acontecem, por ser um espaço aberto e que comporta um grande número de pessoas .Foi inaugurada em 1914; a linha da Central não passava pela cidade. Existia um tramway de bitola de 60 cm que ligava Taubaté a Tremembé, que foi suprimido quando foi construída a variante que fez com que a linha passasse por essa cidade. Aliás, a Central comprou a linha em 1913 e alargou-a em boa parte do percurso aproveitando-a para colocar Tremembé no ramal de São Paulo. Hoje a Estação abriga também um restaurante que oferece costela e cerveja artesanal e se transformou em um point para turistas de diversas idades.

MERCADO MUNICIPAL
MERCADOUm espaço confortável, apropriado para as compras e de convivência para a população. Essas são as características do Mercado Municipal de Tremembé, que foi totalmente reformado e adaptado pela Prefeitura Municipal de Tremembé.

O projeto de reforma do Novo Mercado contemplou a restauração da parte interna e externa da unidade, desde a coberta, piso, drenagem, rede de esgoto, parte hidráulica e elétrica, além de vagas para estacionamento. Além da restauração, o mercado ganhou iluminação diferenciada, paisagismo, banheiro para deficientes e padronização de boxes com vidro temperado.

O novo Mercado têm 17 boxes entre restaurante, lanchonete, peixaria, tabacaria, mercearias, mini mercado, floricultura, hortifruti, artesanato, entre outros.

Endereço: Rua 7 de Setembro, S/N – Centro.

TRILHAS
TRILHAS (2)Atualmente Tremembé está recebendo um novo turista, que descobriu em suas várzeas, montanhas e estradas rurais trilhas ideais para o desenvolvimento do ciclo turismo. As trilhas de bicicletas e motos por entre trilhas radicais e rodeadas pela natureza são um dos esportes mais praticados na cidade. As regiões mais procuradas são as que ligam Tremembé a Monteiro Lobato e Campos do Jordão. Com dificuldades entre moderada e muito elevada, os caminhos propõem aos praticantes muitas subidas intercaladas o que reduz um pouco a dificuldade. A vista é lindíssima e pelo caminho se passa por vários riachos e cachoeiras e até se podem apanhar framboesas selvagens. Estima-se que semanalmente as trilhas recebem cerca de 300 ciclistas.

Algumas dessas trilhas põem ser encontradas em https://pt.wikiloc.com/trilhas/mountain-bike/brazil/sao-paulo/tremembe

PISTA DE ARRANCADA “RACE VALLEY”
RACE VALLEY (1)Pista de Arrancada situada dentro de um complexo automobilístico situado na cidade de Tremembé (SP), que recebe o Campeonato Paulista Arrancada, além de outros eventos

Inaugurada em 2015, nada deve para as tradicionais pistas americanas e devolve uma motivação extra aos amantes do automobilismo nacional que conta com poucas pistas deste nível, e tem causado um frisson nos entusiastas e deve mudar o cenário de Arrancada. A pista conta com uma extensão de 1/8 milha ou (201 m), para aceleração e 300 metros para frenagem, e disponibiliza estrutura para o público, como arquibancada, sanitários, galpões, tendas e estacionamento.

Os empresários envolvidos realizaram um sonho pessoal e do mercado de performance do EstaRACE VALLEY (3)do de São Paulo, suprindo a carência deste espaço de evento.

Race Valley, está localizado na estrada municipal José Andrade Filho, nº 2804, Bairro do Berizal, Tremembé-SP, e fica a 135Km da capital paulista, com fácil acesso próximo as margens da SP 123 Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, sentido a Campos do Jordão.
Contato: Cel. (11) 94761 4301.

FAZENDA MARISTELA

A Fazenda Maristela foi aberta no século XIX, pelo Barão de Lessa, para o cultivo do café. Chamava-se Fazenda das Palmeiras e tinha 2500 hectares, chegando até as margens doFAZENDA MARISTELA (1) Rio Paraíba.

Com a queda do comércio do café, a fazenda foi vendida em 1901 para a ordem dos monges trapistas, vindos da França que a batizaram de Fazenda Maristela, homenagem à Nossa Senhora. Foram eles que construíram no estilo que lembra os mosteiros franceses da ordem – a ampliação da Casa Grande com seus corredores e quartos de clausura. FAZENDA MARISTELA(Para saber mais sobre os trapistas visite http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Trapista) 121. Os trapistas contribuíram muito para o desenvolvimento da lavoura de arroz da região e trouxeram novas técnicas de cultivo irrigado, utilizadas até os dias de hoje. Os monges voltaram para a França em 1927, deixando um vasto legado arquitetônico e agrícola.

Em 1931, a fazenda foi vendida para o empresário carioca Arthur Audrá, que iniciou o plantio de café, laranja e juta, além do arroz já cultivado pelo monges. A família Audrá foi proprietária da Cinematográfica Maristela, companhia de cinema que floresceu no início dos anos 1950, com Mário Audrá Junir à frente da empresa. Por isso, a Fazenda Maristela foi palco de festas que reuniam artistas e celebridades em torno de sua piscina. (Para saber mais sobre a Companhia Cinematográfica Maristela visite: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ cinematografica-maristela/)

FAZENDA MARISTELA (2)Em 1955, a Maristela foi vendida para Dr. Theodoro Q. Barbosa que iniciou ali a criação de gado Santa Gertrudes. Em 1966, a fazenda passou para seus herdeiros e um deles assumiu a administração em 1985 e transformou a Maristela em pousada, cinco anos depois. Assim segue-se uma tradição familiar, numa arquitetura centenária, rodeada de mangueiras, jabuticabeiras, nascentes e animais silvestres que convivem em harmonia com os visitantes, funcionários e amigos dos proprietários. (http://www.pousadamaristela.com.br/historia )

A Pousada Fazenda Maristela reúne natureza, história, espaço para eventos, hospedagem para famílias e férias das crianças em um só ambiente. Erguida em uma área de Mata Atlântica aos pés da Serra da Mantiqueira, no município de Tremembé, a fazenda foi aberta no século XIX para o cultivo do café com uma bela e imponente Casa Grande. Sua construção ampliada, porém, foi obra dos monges trapistas, de origem francesa, que fundaram um mosteiro e lhe batizaram de Maristela. Hoje a pousada é um espaço para trabalhos de grupos, eventos, como festas, casamento, confraternizações, reuniões de família ou simplesmente férias e feriados no campo, para adultos ou crianças. Sua estrutura atende crianças em acampamentos de férias, recebe hóspedes em seus apartamentos da pousada, oferece espaços para atividades de trabalhos de corpo, (como yoga, rolfing, eutonia e workshops em geral) ou mesmo festas, de todos os tipos e tamanhos. FAZENDA MARISTELA 1A Maristela se adapta às medidas e necessidades de seus hóspedes. é versátil e tem um atendimento totalmente personalizado. Toda a alimentação da pousada é pensada para oferecer cardápios variados e balanceados, com ingredientes saudáveis, muitos deles cultivados ali mesmo e cuidadosamente escolhidos para suprir adequadamente as necessidades dos hóspedes. Seus quartos (dez suítes e oito apartamento conjugados) são ambientes confortáveis e aconchegantes para quem quer deixar a correria da vida urbana de lado e desfrutar da paz e tranquilidade de um ambiente especial. A fazenda possui trilhas para caminhadas, mountain bike e passeio à cavalo, piscina, sauna seca, quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de futebol gramado, tirolesa, parede de escalada, slackline, e três salões para atividades de grupo.
Como chegar

1.      No km 17, da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (estrada que liga a rodovia Presidente Dutra e a Rodovia Carvalho Pinto a Campos do Jordão), no trevo de Tremembé, fazer o contorno à esquerda (para quem vai no sentido Dutra-Campos de Jordão).

2.      Passar em frente ao Motel Trevo e seguir por 1 km na estrada asfaltada.

3.      Entrar na primeira à esquerda (estrada de terra com ponto de ônibus).

4.      Andar por 500 metros nesta estrada de terra e a sua direita estará o portão da Pousada Maristela.

IGREJA SÃO JOSÉ 

IGREJA SÃO JOSÉ (2)A igreja pertence a Diocese de Taubaté e é uma organização religiosa que desenvolve vários eventos na cidade de Tremembé, todos com um fluxo grande de pessoas, em especial das várias cidades do Vale.

As várias atividades realizadas são postadas no https://www.facebook.com/igrejasaojosetremembe e já conta com um grande número de acessos.
Av. Tremembé, 661 – Jardim Santana CEP 12120-000 – Tremembé/SP

Telefone: (12) 3672-3836

Email: parosaojosetremembe@yahoo.com.brIGREJA SÃO JOSÉ (3)

Email (pastoral da comunicação): pascom.parosjose@gmail.com

Paróquia: www.facebook.com/igrejasaojosetremembe

Banda dos Anjos: www.facebook.com/pages/Banda-Rainha-dos-Anjos/154569147978038

Apresentação

A Igreja São José está localizada pertence a Diocese de Taubaté, sob o pastoreio do Bispo Diocesano Dom Wilson Luiz Angotti Filho. O pároco, Padre Alan Rudz de Carvalho Rebelo e vigário paroquial, Padre Luís Carlos Rosário Benega, são responsáveis pela organização paroquial pastoral. A Paróquia possui três comunidades: Santo Expedito, Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Bakhita. Em datas festivas, principalmente, a Paróquia e comunidades recebem muitos visitantes, chegando a surpreender a cada ano pelo aumento significativo do número de participantes. Nas missas de sábado e dominicais, também uma participação significativa de fiéis, bem como de crianças, na missa destinadas a elas, no domingo, às 10h30min.

CENTRO DE EVENTOS (EM CONSTRUÇÃO)

CENTRO DE EVENTOS (1)A construção do 1º Centro de Eventos de Tremembé está em fase de finalização . O convênio foi assinado pelo prefeito Marcelo Vaqueli em janeiro de 2014 e destina R$ 2.4CENTRO DE EVENTOS (1)55.120,06 milhões captados junto ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para a construção desta obra. O projeto inclui um equipamento estruturado com o que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia, de médio porte em relação aos padrões internacionais, mas com área de feiras, eventos, apresentações teatrais e musicais e oficinas culturais.

Dados do Centro de Eventos em Tremembé

CENTRO DE EVENTOS (2)– Área construída de 2.115,91 m² (2 pavimentos) – Palco com auditório com 302 lugares entre comuns, obesos, mobilidade reduzida e cadeirantes – Biblioteca nos dois pavimentos – Elevador para cadeirantes – Espaço para oficinas de arte e música – Amplo espaço para desenvolvimento de feiras e convenções.CENTRO DE EVENTOS (2)

O Centro de Eventos de Tremembé está sendo construído ao lado do Palco Maestro Quintino, onde acontece os shows da Festa do Senhor Bom Jesus, onde hoje funciona o Conselho Tutelar no Centro da cidade.

 


CENTRO DE LAZER DO TRABALHADOR (QUADRA COBERTA)

QUADRA COBERTA (3)O Centro de Lazer do Trabalhador “João Batista do Nascimento Lima”, a popular Quadra Coberta no Jardim dos Eucaliptos é um complexo esportivo com: pista de skate, campo de futebol, quadra coberta totalmente reformada, quadra poliesportiva externa, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, campo de futebol com vestiários, playground, lanchonete, iluminação ampliada, bancos, passeios e um lindo paisagismo. O espaço tem também uma academia ao ar livre.

O Centro de Lazer ainda desenvolve atividades esportivas, com vários grupos e abre todos os dias, incluindo aos finais de semana.

Endereço: Rua Antenor Vargas, 398, Jardim dos Eucaliptos.

Telefone: (12) 3672-2846

BICA DA GLÓRIA

BICA GLÓRIA (1)Segundo arquivo particular do historiador Laurindo de Paula a bica foi construída em data não precisada. A referida fonte é composta por quatro pontos de saída de água, que servia para o abastecimento dos moradores de Tremembé e cidades vizinhas.

A Bica se localiza na Avenida Luiz Gonzaga Neves, entremeada pelos bairros Parque Nossa Senhora da Glória, Jardim Santana, Jardim Bica da Glória, Parque das Fontes e Jardim Bom Jesus.BICA GLÓRIA (4)

De propriedade do patrimônio municipal, essa fonte é considerada uma das mais antigas da cidade, contando atualmente com jardins, gramados e bancos. É considerada um dos locais mais aprazíveis da cidade de Tremembé.

Atualmente a fonte está desativada devido a contaminação da água.

CEMITÉRIO
CEMITÉRIO (1)A importância do Cemitério de Tremembé está em sua história ligada ao desenvolvimento do Município e com Mausoléus das principais famílias que foram as responsáveis por transformar Tremembé em um município independente de CEMITÉRIO (2)Taubaté. Sua história remonta 1905, tendo inclusive enterrado o escravo Raimundo Dias Carneiro que morreu em 1936 e com uma capela anexa que foi uma das primeiras do município.
Está localizado na Avenida da Saudade.
Personalidades Históricas:
– Padre Luiz Balmes

– Raimundo Dias Carneiro (Tio Raimundo – Cativeiro)

– Messias Paredão (Prefeito)


RUINAS DO BERIZAL

RUINAS DO BERIZAL (4)Esse é hoje um dos potenciais atrativos que poderão ser desenvolvidos no município e tem uma história ligada aos Monges Trapistas que chegaram em setembro de 1904 alguns monges trapistas chegaram ao Brasil com a missão de fundar um convento e escolheram essa região pela beleza do vale e proximidade com o rio.
Compraram a fazenda por se situar em uma região calma, com clima mais salubre e temperado e onde poderiam desenvolver a policultura. Restauraram os edifícios da velha fazenda e fundaram o mosteiro de Maristela, nome simbólico que significa Estrela do Mar, referindo-se á Virgem Maria, a estrela guia para todos os que estão no mar da vida. Estava instalada ali a primeira trapa brasileira.

Ela é uma propriedade particular e o proprietário tem interesse em transformar em um local para visitação turística. Pode ser orientado para desenvolver um Plano de Negócio.

PONTE DO RIO PARAIBA

PONTE PARAIBA (1)Segundo pesquisadores a primeira ponte sobre o Rio Paraíba foi construída em 1923 e era toda de madeira e também foi construída, provavelmente, por Euclides da Cunha, que projetou várias obras no Vale do Paraíba, conforme artigo publicado em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u76001.shtml .
Depois, em função de problemas na estrutura ela foi reformada, recebendo material mais resistente.

Hoje a ponte ainda existe, mas não é possível transito de veículos mas pode-se PONTE PARAIBA (2)andar e é bem comum pessoas ficarem várias horas pescando. A seu lado foi construída uma nova ponte em função do grande trafego no local, pois é uma rodovia que liga Tremembé as várzeas de arroz, Serra da Mantiqueira, Sul de Minas e Via Dutra.

Na foto abaixo podemos ver as duas pontes que ainda existem, sendo que hoje existe um local de lazer próximo as pontes com dois bolsões de estacionamento, um na Ladeira da Ponte e outro na Avenida Audrá, instalação de novos postes de iluminação, colocação de bancos e guarda-corpo, plantio de mudas nativas e paisagismo. Muitas pessoas ficam ao final da tarde observando o pôr do sol que é muito bonito.

MIRANTE 45
MIRANTE 45 (4)
No condomínio São Gotardo em plena Serra da Mantiqueira, num domingo de Outubro, às 15hs, e estando exatamente nas coordenadas geográficas Longitude 45o 40′ 15W e Latitude Sul 22o 53′ 14S, e a uma Altura de 1.660 metros do nível do mar nasceu o projeto do Mirante 45 .

Na maior parte do ano, você acordará com o sol bem localizado no seu horizonte, e um tapete de nuvens sob os seus pés. MIRANTE 45 (3)Sob as nuvens da foto logo abaixo, encontram-se as cidades Aparecida do Norte, Pindamonhangaba, Tremembé, Quiririm e Taubaté. À noite, é possível ver as luzes de todas as cidades.

O Mirante 45 está localizando no condomínio e clube com trinta anos de tradição Alpes de São Gotardo / Harmonia situado a 14 quilômetros da cidade de Santo Antônio do Pinhal, que está a 12 quilômetros de Campos do Jordão.

Site: www.mirante45.com.br

TUNEIS DO XISTO

TÚNEIS (1)A nossa exploração do xisto iniciou em 1954, no município de Tremembé, Vale do Paraíba (SP).

Segundo Historiadores o xisto já existia em Tremembé pois neste artigo consta que a comitiva de D.Pedro II foi conhecer o local: “A comitiva então seguiu para Tremembé para visitar a igreja do Senhor Bom Jesus, a fonte da água santa e as minas de xisto betuminoso. Na igreja o Imperador e a Imperatriz rezaram. Na fonte beberam a água santa, sendo seguidos pelas pessoas que os acompanhavam. Já na mina de xisto, mineral utilizado para produção de gás para a iluminação pública, d. Pedro II ficou bem interessado pelo material e solicitou que colhessem diversos fósseis ali encontrados para que posteriormente pudesse estudá-los. TÚNEIS (2)
( publicado em https://nospassosdoimperador.wordpress.com/tag/tremembe/ )

Os tuneis contam, até hoje, a história da riqueza de Tremembé porém, muitos foram tampados e os que ainda estão acessíveis correm o risco de desabamento. É possível ainda ver o xisto em vários locais do município.

CASARÕES
CASARÕES (2)Maior parte da história da cidade de Tremembé é preservada por meio da arquitetura. Mais de 24 antigos casarões construídos até no início do século XX e prédios históricos são conservados pela população e pelo poder público. Esses casarões contam um pouco da história do município, como por exemplo, o prédio onde funciona a Câmara Municipal que já foi prefeitura.CASARÕES (3)

Outro local histórico é o Casarão nº1, ao lado da Basílica do Bom Jesus, que foi palco de gravações históricas do cineasta Mazzaropi, “O puritano da Rua Augusta” foi gravado no local. Também serviu de moradia na década de 70 para o famoso médico Dr. Jorge Ferreira Motta, ginecologista/ obstetra.

CASARÕES (4)

Além da arquitetura da construção, acabamento artístico, CASARÕES (1)
a presença de obras, ornamentos e objetos de arte e valores afetivos.