21, novembro de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Prefeitura de Tremembé abre novas turmas e mais vagas para a EJA- Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Educação oferece novas vagas para seu curso da EJA- Educação de Jovens e Adultos. As aulas já acontecem na rede municipal desde 2016, no bairro Flor do Campo, na escola Centro Educacional Antônio de Barros Mattos e esse ano abrem também turmas na EMEF Nicolau Couto Ruiz, no bairro Retiro Feliz.

Na escola Nicolau, no mês de maio, foi feito projeto de aproveitamento de estudos como uma estratégia para a abertura da turma efetiva, já as turmas do Centro Educacional terminam o semestre agora no início de julho.

No dia 03 de julho iniciaram-se as novas turmas e ainda tem vagas disponíveis em ambas escolas:

No Centro Educacional, no bairro da Flor do Campo, tem vagas para 1ª a 4ª série e do 6º e 7º ano e no Nicolau as vagas são para de 1ª a 4ª série.

Para cursar o Ensino Fundamental a idade mínima é 15 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam que a matrícula seja realizada pelos responsáveis. Para efetuar a inscrição no projeto é necessário trazer cópia do RG ou da Certidão de Nascimento e comprovante de residência atualizado.

Com todos uniformizados, as turmas que já são atendidas já passaram por diversas aulas interessantes e o resultado tem sido muito positivo. O aluno mais novo das turmas tem 15 anos e o mais experiente tem 62 anos. Nesse início de ano eles foram recebidos pelos alunos do ensino fundamental com teatro e dança.

Para Gabriela N. C. Fambre, uma das coordenadoras do projeto, é uma satisfação poder trabalhar com a realização de sonhos:

“Mais do que cumprir com o legislação, ofertar a Educação de Jovens e Adultos, é oportunizar o conhecimento, reinserção social àqueles que procuram reescrever suas histórias e realizar sonhos”.

Tumaki Aruanã, coordenador da EJA na Secretaria de Educação, nos conta sobre a importância de se prestar a atenção nesse público:

“Quando visitamos uma sala de EJA e vemos a dedicação, atenção e o brilho nos olhos dos alunos nos faz refletir sobre quanta pessoas não puderam realizar os estudos na idade certa e que podem procurar a escola para se sentirem atuantes na sociedade. Voltar a estudar, poder ler pela primeira vez, uma notícia, um recado dos familiares, os livros, renova a vontade de viver e poder conhecer o mundo com outros olhos. Convidamos cada um a olhar para seus familiares e amigos e verificar se não há alguém que esteja disposto a voltar para a escola, completar seus estudos e tirar o tão sonhado diploma”.

Os interessados devem procurar as secretarias das escolas ou a Secretaria Municipal de Educação.

IMG_7713 IMG_7715 IMG_7716 IMG_7723 IMG_7725