26, julho de 2017
Últimas Notícias
Capa >> Secretarias >> Educação >> Prefeitura Municipal de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação, participa do III Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral-CE e conhece a melhor escola pública do Brasil
Prefeitura Municipal de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação, participa do III Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral-CE e conhece a melhor escola pública do Brasil

Prefeitura Municipal de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação, participa do III Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral-CE e conhece a melhor escola pública do Brasil

A Secretaria da Educação de Sobral (SEDUC) promoveu, nos dias 27 e 28 de Abril de 2017, o III Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral – 20 anos, voltado para secretários de educação, prefeitos, vereadores, professores, acadêmicos e pesquisadores interessados na temática.

A Secretaria de Educação de Tremembé participou e ainda firmou importante parceria para nosso município. Participaram do seminário a Secretária de Educação, Cristiana M. Esper Berthoud e as coordenadoras da Secretaria, Ana Carolina Pereira Hardt e Luana Maria Monteiro Campos. A equipe de Tremembé participou desse seminário a fim de trazer para a educação do município experiências e estratégias possíveis para o maior desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da rede.

Sobral tem hoje a melhor Rede de Educação Pública do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Com a primeira reforma educacional, iniciada há 20 anos, o município saltou da posição 1.366º, no Ideb de 2005, para o primeiro lugar do país, no Ideb 2015. Com o novo currículo, o desafio é elevar o patamar da Rede de Ensino para uma das três melhores da América Latina.

Muitas das ações e metas adotadas pelo Governo Federal para a educação têm como referência a experiência de Sobral como, por exemplo, o PNAIC (Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa). O IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) é um indicador de qualidade que destaca Sobral como a melhor educação do país. Agora, devido aos altos índices de qualidade de ensino medidos na avalição nacional, Sobral se prepara para ser avaliado internacionalmente pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que será aplicado a todos os alunos da rede como métrica dos níveis de aprendizagem, sendo que os alunos serão preparados para este modelo de avaliação e para o PISA for Schools.

O evento aconteceu em dois dias iniciando com a composição da mesa apresentando os técnicos da Secretaria de Educação da cidade tendo como fala de abertura a do Secretário de educação, Francisco Herbert Lima de Vasconcellos, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a experiência de 20 anos de resultados da educação da cidade. Logo depois, falou a Coordenadora do Ensino Fundamental, Edna Lúcia Carvalho e a Técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem Jamile Fontenelle de Caldas Rolin. Ao longo do seminário foram apresentadas a política de formação continuada dos professores; o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa, que fornece um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes das escolas de Sobral; além dos próximos desafios de Sobral, como a implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, a elaboração do currículo de Ciências e a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Além desse conteúdo os participantes também puderam visitar a Escola Emílio Sendim, maior Ideb do Brasil (9,8), um momento muito especial para as coordenadoras Carolina e Luana:

Conhecer a escola reconhecida como melhor escola pública do país é uma experiência muito significativa. Pudemos entrar nas salas de aula, conversar com a equipe gestora e perguntar sobre as práticas pedagógicas adotadas e foi muito esclarecedor. Nos traz um suspiro de esperança perceber que é possível chegarmos em uma educação de excelência como estamos buscando.

O grupo foi recebido pela diretora, Lira Augusta Soares Santana e pela equipe gestora da escola. A Secretária de Educação de Tremembé ficou muito emocionada com o que presenciou e falou à diretora:

“Estou muito sensibilizada com o que vi aqui, como nos toca ver que com simplicidade e responsabilidade vocês estão fazendo com que todos os seus alunos aprendam e aprendam muito. As instalações são simples e não existe aqui na escola nada de tecnologias mirabolantes, vocês estão focados no que precisa; a escola apoiar o professor para que ele tenha condições de dar uma aula magistral e fazer com que todos os alunos sejam motivados e aprendam. Como brasileira é um grande orgulho estar na melhor escola pública do país e meu sonho é que também minha cidade, Tremembé, no interior de São Paulo, tenha as melhores escolas municipais da região. Estamos caminhando para isso. Parabéns escola Sendim e Rede Municipal de Sobral!”

Cristiana ainda foi recebida particularmente pelo secretário Herbert, trocaram experiências e firmaram parceria. Tremembé conseguiu que Sobral cedesse ao município a técnica Jamile Fontenelle e a diretora Lira Augusta para uma visita a Tremembé para uma formação com os membros da equipe gestora de nossa rede de ensino.

“Sabemos que muitas das ações implantadas em nossa rede desde 2013 já impactou na melhoria da aprendizagem de nossos alunos com resultados significativos, já melhoramos e muito nossa nota no Ideb, mas ainda temos um longo caminho a percorrer e ações como essa, de trocarmos experiências com redes referências, enriquece nossas práticas pedagógicas. Pretendemos convidar outros municípios próximos para também fazerem parte dessa ação”, acrescentou Cristiana Berthoud.   

O prefeito Marcelo Vaqueli ficou bastante satisfeito em saber que as ações da Educação em nosso município estão no caminho certo e que a parceria firmada com a SEDUC de Sobral vai enriquecer ainda mais nossa trajetória. “Sobral tem uma história de 20 anos trabalhando fortemente pela Educação. Com parceria forte entre Executivo, Legislativo, docentes e familiares dos alunos, construíram uma sólida política educacional e isto é um exemplo para todos nós. A visita da equipe da SME foi inspiradora e a parceria firmada irá beneficiar nosso município com a chance de conhecer de perto as estratégias simples e sérias que deram tão certo em Sobral. Tremembé está caminhando fortemente para a consolidação de uma educação municipal de grande qualidade, com o apoio de uma rede formada por profissionais sérios, professores que realmente se importam com os alunos e diretores comprometidos. Isto nos deixa muito satisfeitos”
IMG_3056 IMG_3058 IMG_3067