21, novembro de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Rede Municipal comemora 4 anos do Programa “Tremembé tem Mais Educação”
Rede Municipal comemora 4 anos do Programa “Tremembé tem Mais Educação”

Em 04 de outubro de 2013 a Prefeitura de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente o Programa Mais Educação, que constituiu o Programa de Educação Integral do município e comemorou com muito orgulho 4 anos de implantação e atividades.

“Tremembé tem Mais Educação” é o Programa de educação integral da rede municipal, que tem como objetivos renovar o prazer do alunos pela escola, melhorar a qualidade da aprendizagem e ofertar novas oportunidades educativas.

As escolas realizaram uma semana comemorativa cheia de atrações para os alunos, homenagens, piqueniques, passeios pelos espaços da comunidade, teatro, gincanas, apresentações artísticas, momentos culinários com os pais e cada escola recebeu da Secretaria de Educação uma placa comemorativa dos 4 anos do Programa e os diretores e professores comunitários, como são chamados os coordenadores do Programa nas escolas, ficaram emocionados.

Marise Tressoldi, diretora da escola municipal Comendador Teixeira Pombo, nos fala sobre o Programa:

“Fizemos um momento com os pais aqui na escola e fiquei muito feliz com o carinho e respeito que eles tem pelo Programa. Quatro anos se passaram e percebemos como a escola ganhou com a chegada da educação integral, muitas histórias de transformação, muitos alunos nunca tinham tido a oportunidade de participar de uma aula de hip hop, por exemplo, hoje eles se apresentam nos teatros em outras cidade e como isso faz bem para a autoestima deles e, claro que reflete muito positivamente na sala de aula. Não vejo mais essa escola sem o “Tremembé tem Mais Educação”.

Ao longo desses anos já passaram pelo Programa mais de 5000 alunos, mais de 150 monitores e mais de 70 oficinas já foram desenvolvidas. Dentre elas, podemos destacar: atletismo, handebol tae-kwon-do, ginástica rítmica, jiu-jitsu, xadrez, rugby escolar, capoeira, judô, música, informática, teatro, rádio escolar, robótica educacional, hip hop, dança, cineclube, yoga, brinquedoteca, letramento, contação de histórias, fotografia, horta, jardinagem, vídeo, banda, artesanato.

Outras ações que acontecem no período contra turno também integram o Programa de educação integral, como o Projeto Fazendo Arte, com oficinas artístico-culturais, os treinamentos de equipes esportivas, projeto Aprender Fazendo que oferece aulas de marcenaria e oficinas voluntárias.

Em 4 anos o Programa se orgulha de muitas conquistas e vitórias, obtidas por meio de muito esforço e dedicação de todos os envolvidos: equipe de Judô com 5 títulos e premiações individuais, 5 fanfarras escolares, grupos artísticos de Hip Hop se apresentando em várias cidades, trabalhos de grafite com destaques internacionais, a Imprensa Mirim que atua nas escolas e eventos, laboratórios de marcenarias, Hortas Educativas, Robótica Educacional e o ECOA Mais- Maria Justina. O Ecoa é um espaço muito importante do Programa, pois promove um encontro e um integração com os alunos de todas as escolas, eles se encontram para vivenciar experiências ligadas ao meio ambiente, cultura e sustentabilidade.

O Programa oferece um acompanhamento pedagógico nas áreas de português e matemática, pensando sempre e uma diversificação nas oficinas a fim de manter em nossos alunos o prazer pelo estudo.

“Os alunos ficam mais tempo na escola, isso permite que eles conheçam mais a escola e, também, que a escola os conheça melhor, o que só aumenta os laços de afetividade e responsabilidade. Nossos monitores são experientes e competentes, muitos estão na equipe desde a implantação, o que nos garante qualidade e credibilidade. Temos muito orgulho desse Programa” nos conta Luana Campos e Victor Narezi, coordenadores municipais do Programa na rede.

A Secretária de Educação, Prof.ª D.ª Cristiana M. E. Berthoud, sempre acreditou e continua acreditando na eficácia da educação integral, e poder desenvolver o Programa em Tremembé é muito gratificante:

“Em 4 anos a educação de Tremembé deu um salto em resultados de aprendizagem e a chegada da educação integral é uma das grandes responsáveis por isso. Esse Programa só me trouxe orgulho por tudo que traz de benefício para a escola e para os alunos. Nesses 4 anos muita coisa mudou e a escola hoje é um ambiente de oportunidades educativas que garante os direitos de aprendizagem dos alunos. Meus agradecimentos e felicitações a todos envolvidos!

Marcelo Vaqueli, o Prefeito Municipal, parabeniza pela data importante do Programa:

Parabéns aos diretores, coordenadores, monitores, alunos e a todos por mais um ano de conquistas. Tremembé está com certeza no rumo certo e nossa educação é nosso orgulho! Continuemos de mãos dadas para o futuro, com vocês vamos mais longe!