22, abril de 2018
Capa >> Secretarias >> Meio Ambiente >> Reintegração de um Lobo Guará ao seu habitat natural
Reintegração de um Lobo Guará ao seu habitat natural

Nesta quarta-feira no período da manhã, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu uma denúncia de ocorrência de um animal selvagem nas imediações da Praça Padre Luiz Balmes, verificamos se tratar de uma fêmea Lobo Guará, Chrysocyon brachyurus, que se refugiara dentro de uma residência, e com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizamos o resgate para a reintrodução ao seu habitat, soltando-a na natureza após as triagens, e verificações da saúde do animal pelos Órgãos Ambientais.

Ela pertence a família Canidae, como os cachorros, com cerca de 80 a 90 cm de altura, e de 20 a 30 Kg.  É um animal muito raro e considerado em vias de extinção pela avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio.

Normalmente vive no Bioma do Cerrado na região Sudeste, Paraná, e Rio Grande do Sul, e em casos pontuais como este há registros de casais na nossa Mata Atlântica.

A fêmea possui pelo amarelo-alaranjado, patas e o focinho pretos, pescoço branco assim como a ponta do rabo e dentro das orelhas .

Segundo esclarece o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Vicente de Oliveira: “Essas situações que eram raras há anos atrás, devido a ocupação humana desenfreada e a destruição do habitat natural do animal. O Cerrado e os pontos da Mata Atlântica onde ele ocorre são biomas menos protegidos, apesar de sua grande biodiversidade. Por isso nós devemos esclarecer a população para no caso da ocorrência de um animal; não tenha medo ou receio, não agrida, e  não o machuque de forma alguma, ligue para o Corpo de Bombeiro e/ou na Prefeitura no telefone 36071000, e nosso corpo técnico tomará as cautelas necessárias para soltar na natureza de acordo com a legislação”

Agradecimentos:

Polícia Militar