21, novembro de 2017
Capa >> Secretarias >> Educação >> Tremembé participa e se destaca no 1º Seminário Técnico de Educação da UNDIME-SP

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro aconteceu na cidade de Campos do Jordão o 1º Seminário Técnico de Educação da UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do estado de São Paulo) com o tema: “Compartilhando experiências para o fortalecimento da educação pública municipal”. O objetivo da seccional foi de criar maior proximidade entre os dirigentes municipais de educação, permitir troca de saberes e experiências e assessorá-los em suas demandas para acompanhamento das legislações, programas e sistemas que fazem parte da rotina da Educação.

A Secretária de Educação de Tremembé, prof.ª. Dra. Cristiana M. E. Berthoud, é secretária de articulação da UNDIME-SP foi uma das idealizadoras e organizadora geral desse evento:

“2017 é um ano de muitos desafios, em meio a tantas inconstâncias no cenário político sentimos que a educação tem ficado muito por conta das organizações municipais e a responsabilidade dos dirigentes de ensino está cada vez maior. Esse ano com as trocas de gestão municipal muitos dirigentes são novos em seus cargos e o seminário foi uma forma de reunir esses secretários e suas equipes para uma reflexão e apuro técnico”.

O evento recebeu 173 municípios do estado de São Paulo e mais de 200 pessoas, entre prefeitos, dirigentes de ensino, técnicos educacionais, palestrantes e convidados. No 1º dia a mesa de abertura contou com a participação do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, de Célia Maria Viam Rocha, Vice-Presidente da Undime São Paulo e DME de Socorro, da Professora Cleide Bauab Eid Bochixio, Secretária Adjunta, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de João Cury Neto, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e do Prof. Aléssio da Costa Lima, Presidente da Undime Nacional e DME de Alto Santo-CE. A mesa contou, ainda, com a participação dos membros da Diretoria Executiva da Undime São Paulo.

Em sua fala de abertura, o prof. Luiz Miguel ressaltou a importância do seminário técnico e da necessidade da troca de experiências entre os gestores, “Temos uma série de questões que precisamos resolver neste momento. Queremos e precisamos sair deste mecanismo automático de ser “bombeiro”. É preciso atuar, de fato, como agentes transformadores capazes de planejar ações e executá-las da melhor forma possível em prol das redes e do próximo”.

Foram promovidas 30 oficinas técnicas e temáticas, colóquios, experiências práticas, mostra de boas práticas dos municípios, painel, palestras, debates e mesas-redondas, com nome experientes no cenário educacional.

O município de Tremembé participou de vários momentos, a secretária de educação mediou mesas-redondas, os técnicos da secretaria e os diretores puderam participar das palestras, oficinas e colóquios, algumas experiências foram apresentadas por vídeos e banners na mostra de boas práticas, os alunos de hip hop da EMEF Comendador Teixeira Pombo apresentaram 2 coreografias e o orientador técnico, Victor F. Narezi, ministrou 2 oficinas sobre a Educação Integral.

“Poder compartilhar com outros municípios nossa experiência com a educação integral foi muito importante, nos debates com outros municípios e profissionais pude perceber que todos os nossos estudos e conquistas estão no caminho certo de uma educação de qualidade. Nosso programa “Tremembé tem Mais Educação”, recebeu elogios pela qualidade da realização e eficiência no monitoramento e encantou os presentes e com a apresentação do hip hop dos alunos, que é um dos nossos grandes orgulhos!”.  Nos contou Narezi.

Para os diretores das escolas de Tremembé foi muito proveitoso:

“O evento foi muito bem organizado, as palestras e oficinas de alto nível e as discussões muito pertinentes. Para nós que estamos nas escolas é muito importante essa formação mais abrangente sobre diferentes âmbitos da educação. Nos faz refletir sobre questões que muitas vezes esquecemos por estar sempre na correia da organização diária da escola”. Relatou Pedro Nunes, diretor da escola EMEF José Inocêncio Monteiro.

Cristiana Berthoud, fechou o evento e falou da emoção e da felicidade da concretização de um trabalho que foi preparado com muito afinco durante 60 dias. “Tem algo que move-me todos os dias, eu acredito muito que a educação pública pode e deve ser sempre de qualidade. Somos pessoas com questões e personalidades diferentes, mas a Educação, o nosso algo em comum, nos aproxima junto à UNDIME, concluiu.