19, setembro de 2019
Capa >> Secretarias >> Educação >> Equipe da Secretaria de Educação participa de congresso internacional sobre o Programa FAST representando Tremembé

Tremembé é a primeira e única cidade brasileira a ter implementado o Programa FAST (sigla em inglês para Famílias e Escolas Juntas). O programa é um sucesso em nosso município, ocorreu em 3 escolas em 2014 e este ano está sendo expandido para 8 escolas. Em 2016 deve estar em toda a Rede.

O objetivo do FAST é aproximar famílias e escolas Trabalha com voluntários da comunidade, com os pais e voluntários das escolas para a melhoria da integração familiar e do envolvimento dos familiares com a vida educacional das crianças e jovens; desta forma o aluno pode ser mais feliz em casa, aprender mais e melhor na escola e ter melhor envolvimento com sua comunidade. O programa é recomendado pela ONU e pesquisas comprovam sua efetividade em transformar a vida das famílias e das escolas onde é implantado. Atualmente o programa existe em mais de vinte países.

Em Tremembé, o FAST recebeu o apoio do Instituto Natura e de parceiros locais e, pela qualidade no processo de implementação, nosso município já se tornou um modelo de referência.

A Secretária de Educação, Cristiana Berthoud, foi convidada a apresentar a experiência de Tremembé na conferência que aconteceu na cidade de Madison, nos Estados Unidos, em julho próximo passado. Além de participar de uma mesa de debates, a secretária apresentou um vídeo mostrando a experiência do FAST nas escolas Maria Dulce, Jeronymo e Emília de Moura.

O prefeito Marcelo Vaqueli também enviou sua mensagem, no vídeo, e a plateia, formada por educadores e profissionais que implementam FAST em mais de 20 estados americanos, ficou impressionada em ver a presença e o apoio pessoal de um prefeito municipal em projetos nas escolas. Nosso município foi inclusive elogiado pela fundadora do Programa, a Dra. Lynn McDonald, que desde 1988 vem pesquisando e treinando equipes ao redor do mundo.

Os coordenadores do Programa na Secretaria Municipal de Educação são os professores Tumaki Aruanã e Fernanda Zanniti que também estiveram presentes, participaram de intensivo treinamento e obtiveram a recertificação para atuarem como treinadores do FAST, sob supervisão da treinadora internacional certificada, profa. Cristiana Berthoud.

Voluntários são muito bem-vindos para atuarem no FAST. Quer participar da transformação em nossas escolas? Procure qualquer uma das escolas que terá o programa este ano: Ernani Giannico, Jeronymo, Emília de Moura, Maria Dulce, Amália Patto, José Inocêncio, Nicolau Ruiz e Maria Amélia do Patrocínio.

“Precisamos dar aos nossos alunos, sejam crianças ou adolescentes, as melhores oportunidades para que possam construir um futuro digno e feliz. A escola é a porta para o futuro. Se a família e a escola trabalharem unidas, tenho certeza que o aluno será o maior beneficiado. Por isso acredito e apoio o Programa. Temos todos que lugar por uma educação pública de qualidade.” Marcelo Vaqueli.

(Visited 36 times, 1 visits today)