28, novembro de 2020
Capa >> Secretarias >> Educação >> Semana do Voluntariado nas escolas da Rede mobiliza a população de Tremembé
Semana do Voluntariado nas escolas da Rede mobiliza a população de Tremembé

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação realizou a 1º SEMANA DO VOLUNTÁRIO NA ESCOLA, um projeto inovador na nossa Rede Municipal de Ensino.

Todos os esforços estão sendo concentrados para melhorarmos a Educação no Município. Temos a certeza de que estamos evoluindo e que Tremembé passará a ser um modelo para a região, passando da realidade triste que encontramos em 2013: uma das piores notas da região no Ensino Fundamental, segundo avaliação do Governo Federal (média do IDEB), para uma Rede de muita qualidade. Uma das estratégias importantes para a melhoria do nosso ensino é a participação de toda a comunidade, assim, considero a Semana do Voluntário uma iniciativa importante e agradeço a todos os munícipes que participaram.” – prefeito Marcelo Vaqueli.

Na semana de 31 de março à 02 de abril todas as escolas, da Educação Infantil ao Fundamental, realizaram diversos eventos em uma semana para enfatizar à comunidade a importância de ser um voluntário e do seu envolvimento ativo para contribuir nas atuações educativas de êxito da escola, convertendo sonhos em realidade.

Foram mais de 200 voluntários espalhados em 17 escolas do município, entre pais, ex-alunos, funcionários, coordenadores, pessoas da comunidade, pessoas ligadas ao comércio, vereadores e representantes de secretarias da Prefeitura. Na escola EMEF Prof.ª Nair de Mattos Queiroz, por exemplo, estiveram presentes a primeira dama Andrea Vaqueli, ex alunos, a ex diretora desta escola Maria Aparecida Tupinambá, o engenheiro do CTA Sérgio Itami, a funcionária do Fórum de Tremembé Célia Elmy Itami e pais de alunos do 9º ANO.

Os voluntários foram recepcionados nas escolas, participaram de treinamentos e puderam participar em atividades como; Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas Literárias, Campeonatos de dama, Oficinas Artísticas em parceria com o Programa do Mais Educação, Contações de histórias, Otimização dos ambientes educativos como bibliotecas e jardins, atividades recreativas e outras mais.

Os voluntários não só participaram das atividades da Semana como muitos se inscreveram para continuar colaborando durante o ano e esse era um dos objetivos do evento.

O evento foi considerado um sucesso pela Secretaria de Educação, Prof.ª Dra. Cristiana  Berthoud: “Trazer a família para dentro da escola sempre foi um dos objetivos maiores da Secretaria e investir no voluntariado, além de aproximar a família, conseguimos mobilizar a comunidade em geral do município e acreditamos que a educação só terá êxito se todos estiverem envolvidos. Participar do dia a dia escolar faz com que mitos sejam quebrados e que responsabilidades sejam compartilhadas sempre com o intuito de melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.”

A diretora da escola EMEF Comendador Teixeira Pombo, Marise Tressoldi, ressaltou a importância desta ação para a escola: “Ter um voluntário da comunidade dentro da escola é a oportunidade que nós temos de mostrar a todos o trabalho que realizamos. Sem dúvida o maior impacto que temos com o trabalho voluntário é o envolvimento dos alunos com a escola pois, foi através do trabalho voluntário que se tornou possível promover atividades extracurriculares que tornaram a escola “uma delícia”.”

É importante ressaltar que os voluntários podem estar envolvidos em uma grande variedade de tarefas, que vão desde apoiar o trabalho dos alunos até participar de decisões dentro de Comissões Mistas, porém, eles não substituem professores ou outras pessoas responsáveis por diferentes áreas; são elementos que agregam qualidade ao fornecer mais ajuda e potencializar as diversas interações.

As escolas ofereceram aos voluntariados homenagens organizadas por professores e funcionários e certificados de participação e aproveitam para agradecer a participação maciça e convidar à todos a conhecer o projeto do voluntariado que continua em todas as unidades escolares.

Venha participação deste movimento de reconstrução do Ensino em Tremembé. A qualidade da Educação que oferecemos a nossas crianças e jovens reflete o futuro que estamos construindo para nossa cidade. SEJA UM VOLUNTÁRIO!  (obs: maiores informações podem ser obtidas junto às direções de todas as escolas da cidade e também na Secretaria Municipal de Educação)

AMALIA II ANIR II CENTRO EDUCA 2 CENTRO EDUCA II ELISA ROSSI 2 JOSE INOC 2 JOSE INOCE NAIR I NICOLAU 2 TEIXEIRA

(Visited 95 times, 1 visits today)