14, novembro de 2019
Capa >> Secretarias >> Educação >> Tremembé realiza o 1º Encontro Regional do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba para comemorar 1 ano de implantação do Projeto

Tremembé sediou, nesse dia 21 de setembro, segunda-feira, na Escola EMEF Profª. Maria Dulce David de Paiva, o 1º Encontro do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba, com, aproximadamente, 450 pessoas, entre convidados de outros municípios, gestores das escolas municipais e particulares, professores, funcionários, pais, alunos e outros voluntários da rede.

O projeto do Comunidade de Aprendizagem completou 1 ano de implantação no município e esse encontro marcou o sucesso dos resultados.

O Instituto Natura é o responsável do Comunidade e Aprendizagem no Brasil e escolheu Tremembé para sediar esse encontro na região. Tremembé implantou o projeto em todas as escolas de Ensino Fundamental e agora depois de um ano estendeu as 5 escolas de Educação Infantil e, com isso, tem obtido um grande destaque no Brasil.

O encontro promoveu uma mesa redonda de explanação e discussão, um debate com perguntas do público e vivências de oficinas sobre as ações que envolvem o projeto.

Para a mesa foram convidadas a formadora do instituto Natura Madalena, a Adriana Marigo, prof.ª da UAB/UFSCAR e pesquisadora ao NIASE/UFSCAR e a Prof.ª Débora Beloni, coordenadora pedagógica da escola municipal Coelho Neto do Rio de janeiro e anfitriã, a Secretária de Educação, prof.ª Cristiana Berthoud.

A prof.ª. Débora Beloni deu um depoimento emocionante sobre o sucesso da ação do voluntariado dentro do Comunidade de Aprendizagem em sua escola e ficou muito feliz com o convite para o evento:

“Um dia nessa trajetória de educadora interessei-me pela dimensão utópica defendida por Paulo Freire, só porque não abro mão do sonho. Então participar do I Encontro de Comunidade de Aprendizagem em Tremembé/SP foi realizar parte desse sonho pedagógico, pois ali a minha inconclusão humana diminuiu na troca de saberes de cada um e de todos. Parabéns, SME/Tremembé! Parabéns, organizadores! No dia 21/9 por alguns momentos fomos iguais apesar das diferenças, olhamos para o mesmo alvo apesar da distância territorial que ocupamos, acreditamos e defendemos a educação pública – com equidade.”

Os sobre temas debatidos foram muito pertinentes ao projeto, o público pode conhecer como funciona o Comunidade de Aprendizagem em outros estados e municípios, pode discutir aspectos do funcionamento em Tremembé e pode também debater sobre os desafios da implantação e sobre a sustentabilidade do projeto no município.

A Secretária Cristiana Berthoud, além de agradecer a todos pelo empenho na realização do evento, falou sobre todos os desafios da implantação e de como a Educação de Tremembé ganhou com esse projeto:

“Ver Tremembé, uma cidade que nem sequer estava no planos do Instituto Natura, agora ser destacado como uma cidade modelo de implementação no Brasil é muito gratificante. Nossos ideais sempre foram os mesmos, de uma transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Depois de um ano é evidente que nossas escolas já não mais as mesmas, a integração do Comunidade de Aprendizagem, com os Programas FAST-Famílias e escolas juntas e Mais Educação, conseguimos já quebrar a barreira que existia da presença da família dentro da escola. Hoje a comunidade faz parte da escola, estamos felizes com os resultados do projeto e estamos estendendo as escolas de Educação Infantil, que com certeza será um sucesso também.”

O Comunidade de aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para educação e para a comunidade. Com o objetivo de atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens que consiga ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social. Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias. Um mundo melhor – construído por todos, e para todos!

DSCN2163 DSCN2198

(Visited 71 times, 1 visits today)