14, novembro de 2019
Últimas Notícias
Capa >> Secretarias >> Educação >> Tremembé realiza o 1º Encontro Regional do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba para comemorar 1 ano de implantação do Projeto
Tremembé realiza o 1º Encontro Regional do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba para comemorar 1 ano de implantação do Projeto

Tremembé realiza o 1º Encontro Regional do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba para comemorar 1 ano de implantação do Projeto

Tremembé sediou, nesse dia 21 de setembro, segunda-feira, na Escola EMEF Profª. Maria Dulce David de Paiva, o 1º Encontro do Comunidade de Aprendizagem do Vale do Paraíba, com, aproximadamente, 450 pessoas, entre convidados de outros municípios, gestores das escolas municipais e particulares, professores, funcionários, pais, alunos e outros voluntários da rede.

O projeto do Comunidade de Aprendizagem completou 1 ano de implantação no município e esse encontro marcou o sucesso dos resultados.

O Instituto Natura é o responsável do Comunidade e Aprendizagem no Brasil e escolheu Tremembé para sediar esse encontro na região. Tremembé implantou o projeto em todas as escolas de Ensino Fundamental e agora depois de um ano estendeu as 5 escolas de Educação Infantil e, com isso, tem obtido um grande destaque no Brasil.

O encontro promoveu uma mesa redonda de explanação e discussão, um debate com perguntas do público e vivências de oficinas sobre as ações que envolvem o projeto.

Para a mesa foram convidadas a formadora do instituto Natura Madalena, a Adriana Marigo, prof.ª da UAB/UFSCAR e pesquisadora ao NIASE/UFSCAR e a Prof.ª Débora Beloni, coordenadora pedagógica da escola municipal Coelho Neto do Rio de janeiro e anfitriã, a Secretária de Educação, prof.ª Cristiana Berthoud.

A prof.ª. Débora Beloni deu um depoimento emocionante sobre o sucesso da ação do voluntariado dentro do Comunidade de Aprendizagem em sua escola e ficou muito feliz com o convite para o evento:

“Um dia nessa trajetória de educadora interessei-me pela dimensão utópica defendida por Paulo Freire, só porque não abro mão do sonho. Então participar do I Encontro de Comunidade de Aprendizagem em Tremembé/SP foi realizar parte desse sonho pedagógico, pois ali a minha inconclusão humana diminuiu na troca de saberes de cada um e de todos. Parabéns, SME/Tremembé! Parabéns, organizadores! No dia 21/9 por alguns momentos fomos iguais apesar das diferenças, olhamos para o mesmo alvo apesar da distância territorial que ocupamos, acreditamos e defendemos a educação pública – com equidade.”

Os sobre temas debatidos foram muito pertinentes ao projeto, o público pode conhecer como funciona o Comunidade de Aprendizagem em outros estados e municípios, pode discutir aspectos do funcionamento em Tremembé e pode também debater sobre os desafios da implantação e sobre a sustentabilidade do projeto no município.

A Secretária Cristiana Berthoud, além de agradecer a todos pelo empenho na realização do evento, falou sobre todos os desafios da implantação e de como a Educação de Tremembé ganhou com esse projeto:

“Ver Tremembé, uma cidade que nem sequer estava no planos do Instituto Natura, agora ser destacado como uma cidade modelo de implementação no Brasil é muito gratificante. Nossos ideais sempre foram os mesmos, de uma transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Depois de um ano é evidente que nossas escolas já não mais as mesmas, a integração do Comunidade de Aprendizagem, com os Programas FAST-Famílias e escolas juntas e Mais Educação, conseguimos já quebrar a barreira que existia da presença da família dentro da escola. Hoje a comunidade faz parte da escola, estamos felizes com os resultados do projeto e estamos estendendo as escolas de Educação Infantil, que com certeza será um sucesso também.”

O Comunidade de aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para educação e para a comunidade. Com o objetivo de atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens que consiga ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social. Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias. Um mundo melhor – construído por todos, e para todos!

DSC07613 DSC07617 DSC07619 DSC07625 DSC07628 DSC07642 DSC07653 DSC07681 DSC07706 DSC07739 DSCN1987 DSCN2001 DSCN2019 DSCN2047 DSCN2099 DSCN2253 DSCN2256 DSCN2259 DSCN2275 DSCN2300 DSCN2307 DSCN2328 DSCN2344 DSCN2347 DSCN2359 DSCN2379 DSCN2471 DSCN2583

 

DSCN2163 DSCN2198

(Visited 71 times, 1 visits today)