16, junho de 2019
Capa >> Secretarias >> Justiça, Cidadania e Desenvolvimento Econômico >> Tremembé terá Programas de Incentivo ao Emprego e Relações do Trabalho
Tremembé terá Programas de Incentivo ao Emprego e Relações do Trabalho

Nesta terça-feira (11), o Prefeito Municipal Marcelo Vaqueli acompanhado do Chefe de Gabinete e Secretário de Saúde José Marcio Araujo Guimarães e do Presidente da Câmara Adriano Santos, recebeu a visita do Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert) José Luiz Ribeiro, da Diretora do PAT Taubaté Cleusa dos Santos Miranda e do Diretor Regional da SERT Carlos Ávila, em seu gabinete.

No encontro, Vaqueli solicitou a vinda do Programa Estadual de Qualificações (PEQ) que é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa que é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego. O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

O Secretário da SERT prometeu a vinda da Frente de Trabalho para Tremembé, esse programa proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Isso é feito por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização.

Outro benefício conquistado foi a união do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Taubaté com Tremembé. O PAT têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.

(Visited 28 times, 1 visits today)